terça-feira, 27 de outubro de 2009

Shame on you


Uma das notícias do dia, a de que uma escandalosa percentagem de idosos passa fome em Portugal, decerto que incomoda uns, antecipa uma visão do próprio futuro de outros, não é novidade para alguns, e será desprezada por muitos outros. A questão é que não são apenas os idosos que passam fome, existem muitos mais, não idosos, das mais diversas faixas etárias, que se alimentam muito abaixo das suas necessidades. Muitas crianças fazem a sua única refeição decente na escola.

Somos o país dos TGV's, dos submarinos, das auto-estradas, dos estádios de futebol, dos mega espaços comerciais, dos apoios a BPN's, das indemenizações e reformas milionárias, da classe política que se auto-financia com dinheiros públicos.

Somos o país europeu com maior fosso entre os ricos e os pobres, com tendência crescente prevista para os próximos anos.

Somos o país dos desempregados, dos pobres, dos velhos sem dignidade, dos jovens desencantados, dos adultos dos endividados, das falências e dos suicídios. Estamos agarrados geográficamente ao continente europeu, mas resvalamos socialmente para níveis de terceiro mundo.

É triste lembrar esta frase, do ditador, e imaginar como estão as algibeiras da nossa classe política, pós 25 de Abril.

"No dia em que eu abandonar o poder, quem voltar os meus bolsos do avesso, só encontrará pó.."
Oliveira Salazar

1 comentário:

  1. Fome é um assunto que me tira do sério. Custa-me pensar que exista. Mas existe numa dimensão considerável, longe e perto de nós. No sec XXI, deveria ser proibida. Mas não há tempo para pensar nela, com tantas coisas, tal como as referidas no post, prioritárias. Acho que o mundo gira ao contrário... E o pior, é que grande parte de nós, por impulso ou o que for, gira também...

    ResponderEliminar

Sputnickadelas