terça-feira, 20 de outubro de 2009

Já cá mora!!!

Já cá mora, que é como quem diz, já lá mora na mesa de cabeceira, destronando outras leituras - O Caim. Saramago volta, como se tal fosse novidade, a surpreender, na lucidez, objectividade, e porque não dizer, na lógica do que é óbvio. A dizer-nos o que pensa, e porque assim pensa. Enganam-se, ou tentam enganar-se, os que alegam ignorância do escritor, sobre a matéria. Sabemos, e Saramago sabe-o mais que ninguém, que o autor comprou uma guerra com as ancestrais ditaduras da fé e da crença. E em questões de fé, já se disse, cada um tem a sua, tal como pode ter a sua não-fé, o que não torna implícito ser anti-fé.
Saramago afirma que Adão e Eva não existiram, mas a existirem coloco-me uma dúvida - seria este casal de primeiro homem e primeira dama:


ASSIM?

OU ASSIM?


2 comentários:

  1. Na impossibilidade de adquirir Caim de imediato, releio o Ensaio sobre a Cegueira. Ensina-me sempre qualquer coisa... Fico à espera de opinião...

    ResponderEliminar
  2. Do que já foi lido, e o mais devagar que consigo, a fim de saborear o mestre, só posso dizer pela segunda vez nesta manhã - bravo!!!
    E já se adivinha um bis.

    ResponderEliminar

Sputnickadelas