quarta-feira, 28 de outubro de 2009

ao Divino o que é do Divino

Do saboroso momento de reencontro que ontem tive com dois colegas, dos tempos da instrução primária, queridos amigos, hoje, e ao qual dedicarei respectivo destaque, como se impõe, retive no regresso a casa, uma dúvida que aqui vou colocar. Bem, não será uma dúvida, mas talvez um exercício de lógica.
Um dos temas de conversa, foi o inevitável Caim de Saramago, discutido com respeito, independentemente das divergências.
O meu amigo C, ao qual vou chamar de Mandrake, pseudónimo que tomo a liberdade de aqui lhe colocar, pois sei ser o seu herói preferido dos tempo de juventude, defendeu a ideia de que Saramago, ao tentar publicitar a venda de Caim, da forma que sabemos, fez um favor a Deus, quando provocou toda esta polémica, pois despertou em muitos a vontade de ler a Bíblia, e assim sendo, Saramago contribuiu directamente para divulgação da palavra divina, beneficiando afinal, o seu objecto de contestação. Tem lógica.
A minha questão vai um pouco mais longe - sendo certo que Deus é o pai de todos nós, será certamente, também de Saramago. Sendo Deus suficientemente poderoso para instruir seus filhos, mesmo que por linhas tortas, será lícito pensar-se que Deus iluminou Saramago, a escrever contra Ele, e a proferir afirmações contra Ele, a fim de colocar um ponto final a uma mera situação de crise de vendas, dados os supostos deficits. Conclui-se portanto, que Deus fez um jeito a Saramago, e Saramago fez um jeito a Deus, e ambos venderam as suas publicações. Em tempos de crise, é sempre bom presenciar casos de sucesso comercial, neste caso numa inesperada e dissimulada parceria. Tem lógica.


1 comentário:

  1. Boa perspectiva Sputnick. Eu ainda não tinha pensado nela. Mas, de facto tem lógica...

    ResponderEliminar

Sputnickadelas