sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Infantes


Estou no pequeno almoço, na mesa ao lado duas mães deleitam-se, deliciam-se, e degaladiam-se atirando uma à outra as especialidades dos seus rebentos, como se os pobres pequenotes fossem assim do tipo raro ou ET, em pouco mais de dez minutos descreveu-se entre a torrada e o galão um rol de peripécias, qualidades, acrobacias, gracinhas, vocações, que no mínimo, aos promitentes jovens, se espera um futuro à Cristiano Ronaldo. Direi que tal entusiasmo maternal é legítimo, ou no mínimo entendível, afinal vemos nos nossos filhos, em tenra idade...tudo. Todos os caminhos nos parecem abertos e possíveis.
A minha experiência como filho, e mais tarde como pai, ensinou-me a não colocar o carro na frente dos bois, e apenas na observação dos pequenos momentos, do interesse continuado deles, e de sinais de uma possível vocação, pude dar margem a uma esperença, mas com entusiasmo qb. O ter "jeito" para jogar futebol, tocar um instrumento, desenhar, ou "dominar" a net, não vale nada, ou quase nada. É apenas uma gracinha que deixará de o ser a curto prazo. O essencial, é estarmos atentos, e discretamente, num acompanhamento tão permanente quanto possível detectar os possíveis sinais de interesse, vocação e dedicação, que os pequeninos vão demonstrando. É um trabalho de amor, e por isso, fácil. E nesse acompanhamento aguardar que seja a criança a manifestar a vocação, e nunca, como já vi por aí, projectar neles, nos filhos, as vocações frustradas, e uma especialidade ou dom que afinal também não existe.
Por mim, é amar os filhos, com expectativas, sim, mas como em outros amores, flutuar apenas o tal qb.

2 comentários:

  1. É muito difícil, mesmo muito, mas mesmo muito difícil não falar assim dos rebentos...é algo superior. Falo por mim, claro, quanto a vocações...que sejam que quiserem, já que eu fui conscientemente "manipulada" para ser o que alguém queria ser e nunca foi.

    ;)

    ResponderEliminar
  2. :) Tb sou um cadinho assim. Mas tento n exagerar. É que, pela minha parte, n tenho lá mta paciência pra esses discursos em exagero. E calculo que os outros tb n tenham...

    ResponderEliminar

Sputnickadelas