terça-feira, 13 de julho de 2010

Vale Vale

Foi com agrado que ontem partilhei um pouco do entusiásmo do directo de Espanha. Considerando que sempre me foi agradável, o país vizinho, desde que, quando pela primeira vez que saí aqui do rectângulo, aterrei em Madrid, até às frequentes visitas que fui fazendo de lés a lés, das quais fica sempre uma vontade de voltar. Não tenho complexo de pesetas nem de caramelos. Quando por lá, sempre sou bem recebido, come-se e bebe-se bem, são a terra do flamengo e de guitarras divinas, e do tema de arrepiar - Asturias. Não partilho pois, do ditado que diz - nem bons ventos nem bons casamentos, assimindo-me simpatizante da ideia da Ibéria, defendida por Saramago.
Ao ver aquela manifestação de alegria, descontração, loucura, alguma irreverência, dos nuestros hermanos em que todos demonstraram simplesmente alegria e patriotismo, coloquei na imaginação a imagem mais que utópica de ver tal festa em terras de Lisboa.
E realmente não seria praticável.
Os do Porto não viriam a Lisboa, ou a virem, os do Benfica hostilizavam-lhes o transporte. Não temos uma música cujo refrão seja - e viva Portugal - pelo que teriamos de cantarolar em forma de esgar e pronúncia deficiente- I got a feeling... Em vez de alegres comunicadores, expontâneos, teríamos deslavados e sonolentos discursos do Aníbal, do Sócrates, do Madaíl, do Queirós, e do Bispo de Lisboa. A equipe estaria pela metade, o CR7 estaria a dar mama ao filho, e os estrangeiros de passaporte portuga, teriam rumado de férias a terras de Vera Cruz, pelo que a ocasião seria meio deprimente, e pela metade, um pouco na linha da recente passagem do Pastor Alemão aqui pelas nossas bandas.
Pelo que conclúo que mesmo tendo perdido para a Espanha, com um golo ilegal, foi por boa causa, do que se prova que até no futebol há coisas que se fazem direito por linhas tortas. A nossa derrota foi um empurrão para o pontapé na crise espanhola, um incentivo à auto-confiança, e convenhamos eles merecem, porque têm garra. Vale. E quem mais que os portugueses, para fazer aquilo que os hermanos querem? Longa, é a tradição. Vale Vale.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sputnickadelas