quinta-feira, 8 de julho de 2010

Uma chama viva


Encontro a T no centro comercial aqui da terra. Tu és o.... diz-me ela com semblante familiar. Sou, digo eu, de onde nos conhecemos? Pergunto. Das trazeiras das varandas de Almada! Lembras-te?
Se me lembrei. Recuei aos meus nove anos. Recuámos ambos. Das trazeiras da casa onde vivi com a minha mãe, um quarto andar, via as trazeiras dos prédios virados para a Avenida, e num terceiro andar, aparecia-me aquele anjo. Ficávamos horas a fio a conversar, a contar histórias, a cantarolar os anúncios da televisão, a contar coisas da escola. O nosso quarto deixara de existir, e só se estava bem à janela. Era um namoro, um namoro à distância, só de palavras e olhares, inocente, mesmo no dia em que ela berrou lá da varanda dela, que gostava muito de mim, e eu, corado, nesse fim de tarde não apareci mais na janela, pois não sabia o que responder. Saber, sabia, mas onde ganhar coragem para lhe dizer que também gostava muito dela. Porém, no dia seguinte lá estava eu, à espera dela, e assim foi até que um dia o encanto se quebrou, pois decidimos conhecer-nos de perto, e sem explicação, o embaraço e o desconforto foi tal, que esse momento não durou mais que cinco minutos e as aparições na varanda foram deixando de acontecer.
Mais tarde, já no Liceu, viamo-nos, pouco se dizia, quase que nos evitávamos.
Ontem, rimos disso tudo, e para terminar em beleza cantarolámos alguns anúncios da televisão. Demorámos muito mais que cinco minutos.
...
Há bilhas quebradas e fogueiras a saltar
Sardinhas assadas, mangericos ao luar
Não falta a alegria nesta festa popular
Nem falta a Gazcidla...uma chama viva, em todos os lares.
...
Olha a linda carochinha que casou com o João Ratão
Diz a história tão velhinha que caiu no caldeirão
Se fosse hoje tudo mudava, nas cidades ou nos campos
João Ratão não se queimava, pois já tinha uma Silampos
...
e havia o da Varig, o da Lusospuma, o da Molaflex, o da pasta medicinal Couto, os candeeiros bem bonitos modernos e originais....

2 comentários:

Sputnickadelas