quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Nobre Escolha


Desde a idade em que os meus sentidos despertaram para a política, que, nos comandos da nação, sempre vi políticos e, ou, militares. Sou do tempo da outra senhora, e do tempo desta. Se no tempo da outra não tive razões para acreditar neles, nos políticos, nos tempos desta, a senhora do pós-Abril, depressa me decepcionei, com aquilo que alguém falou - a diferença entre as palavras e os actos.
Há tempos, foram divulgados dados estatísticos sobre a credibilidade que os Tugas dão aos políticos, e tal como a dos advogados, é uma credibilidade vergonhosa, caso estes a tivessem. Com efeito os políticos do pós-25, consertaram-se entre eles, instalaram-se no poder, com ramificações profundas, desde São Bento à mais remota autarquia, e juntando os parceiros de negociatas, temos formado o tal polvo de que tanto se fala. Da esquerda à direita, estão pois, conotados os da política como gente a não confiar, dito de outra forma - não se pode acreditar neles, mentem, e jogam apenas sobre o próprio proveito, e dos que lhes estão próximos.
Mas eis que surge uma pedrada no charco. Alguém que de facto, fez e faz muito pela Vida, pela Vida dos outros, que com um percurso exemplar tem desmonstrado que existem portugueses, dos quais os portugueses se devem orgulhar, se decide candidatar a Presidente da República.
Sendo verdade, e não tenho motivos para duvidar, que este homem se propõe a ir à luta, sem colagem partidária, decerto será em muitos anos, a primeira pessoa de valor, e sem cartas na manga, a tentar mudar algo de profundo. Creio que esta candidatura já deixou muita gente confusa, bem como acredito que os cães de fila de alguns já andem por aí a vasculhar algo com que eventualmente possam tramar o Homem. Estou certo que Fernando Nobre marcará uma diferença, e tal como já afirmei a algumas mentes desconfiadas - se andamos há 30 anos a votar em gajos que nunca fizeram nada, porque não votar em alguém que sabemos, já fez tanto por esse mundo fora? E mais valioso que tudo, salvou Vidas. E não foi por dinheiro.
Um Homem assim não se pode confundir com os outros homens, os tais que não fizeram mais na vida do que .... política.
Fernando Nobre deitou por terra a minha intenção de votar em branco. Neste eu voto sim.
...
"Participou nos Médicos Sem Fronteiras entre 1977 e 1983. É actualmente o Presidente Assistência Médica Internacional. Já participou em mais de 100 missões de ajuda humanitária.
Fernando Nobre está sempre pronto a partir em missões de emergência médica, ou para 'visitar os projectos permanentes da AMI. É sempre em Portugal o primeiro a mandar ajuda em caso de catástrofe natural."

2 comentários:

Sputnickadelas