quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Eles andam aí


Saio da pastelaria, após o galão e a torradinha e quase esbarro no TóZé. Tózéeeeeee, há quanto tempo, meu. Pois é, uns dez anos. Estás com quantos? 44 e tu? 52, pá, então o que fazes por aqui? Vim ver a minha mãe. Ah, malandro, fizeste gazeta. Antes fosse, estou desempregado. Desempregado??? Então? Aquela m... faliu, os gajos mudaram a fábrica para Marrocos, e para a Polónia. Mais outra. De modo que ando aqui à conta do subsídio, o pior é quando acabar. Pois é, do ano que vem para a frente, será a nova modalidade, o desempregado sem rendimento. Vai ser um caos, lembras-te do Quim? Lembro. Já se quis matar. Porra. É verdade, agora anda a comprimidos a ver se se reforma, mas nem 50 tem... É do caraças. O meu filho já teve de sair da Faculdade, está a trabalhar num call center. Sei como é, o meu filho também já lá andou. Mas é só enquanto eu não arranjar trabalho, se arranjar. Vais conseguir. Não estou optimista, já disse à minha mulher, que se nos tirarem a casa, vou à Assembleia e f.... um deles. Calma TóZé. Vais ver, roubam-nos tudo, julgas que não vão haver tumultos? pilhagens? carros incendiados nos parques? A malta anda calada porque vai recebendo, mas e depois? Quem nos vai dar empregos? Portugal não tem solução, digo-te eu. Nem a malta nova se consegue encaixar! As fábricas daqui, as que estão a funcionar, estão a despedir, e vais ver que qualquer dia calha à Auto-Europa... Vira para lá essa boca. Já esteve mais longe, os gajos só querem estádios de futebol, TGV's e auto-estradas. Vais ver, um dia estou em directo na TVI, a incendiar um BM. Tás doido. Verdade, pá. Bem tenho que ir à velhota. Eu também tenho que ir. A gente vai-se vendo por aí, vou ser como o Santana Lopes. Pois, eh eh.
De caminho, perdi o sorriso, e lembrei-me das palavras do Medina Carreira, e pensei - vai acontecer.
Observação:
O nome TóZé é fictício. O país citado também, pois seria impossível haver um país assim como o descrito.

1 comentário:

Sputnickadelas