quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Carnaval


Já fui um grande folião, não havia carnaval em eu não me vestisse de algo ou de alguém, e na boa tradição cá da terrinha, alinhava nas partidas de carnaval, nos "assaltos" às residências, não esquecendo as bombinhas de mau cheiro, as bombas à séria, as rabichas, os estalinhos, e as serpentinas. Em lides musicais fiz autênticas maratonas nos bailes do Ginásio de Sesimbra, a tocar até cerca das nove da manhã, e aí tomei o gosto aos sambas e marchas do lado de baixo do Equador, onde segundo o Chico Buarque, não existe pecado. Bem mais tarde, tive o previlégio de estar em Colónia, e presenciar outro Carnaval, assim como tive um cheirinho carioca, ao saír atrás do ensaio geral do bloco de Vila Isabel em plena Copacabana, alucinante. O contacto com os vários modos de festejar esta celebração, levou-me ano após ano, a construir alguma aversão ao Carnaval importado. Se temos uma tradição carnavalesca, de raíz, muitas delas, centenárias, genuínas, porque carga de água é que temos que gramar com miudas com pele de galinha, enregeladas, a esboçar uns atabalhoados passos de samba? Porque é que temos de fingir que estamos no Verão, se aqui é Inverno?
Não vi nada mais imponente e contagiante do que vivi no Rio, não vi nada mais elegante do que presenciei em Colónia, mas, esses, são os deles, e o nosso é o nosso. Consumamos pois, o que é nosso, e apreciemos os restantes. Por isso comemos sardinha assada, e os outros...não.

2 comentários:

  1. Nem mais. Eu por cá ainda folio qq coisita. Este ano está tremido, que a rapaziada comprou-me um fato à traição, que não me cativa mesmo nada. Vamos ver...

    ResponderEliminar
  2. Não sou fã do Carnaval. Nunca fui, Mas olha que é uma festa de origem pagã que começou na Antiguidade para festejar as boas colheitas. Tem origem nos saturnios (creio que é esse o nome), festas em honra de Saturno, o deus romano da agricultura. Nesses dias as pessoas despiam-se e circulavam em carros alegóricos.
    É claro que as festas devem ser adaptadas aos climas, mas a origem é a mesma e, seja como for, adulterada já ela está...lol

    ResponderEliminar

Sputnickadelas