sábado, 7 de novembro de 2009

Two Colours



A manhã está desagradável, e o corpo a pedir para ficar mais um pouco na cama. Na minha cabeça surge um Sputnick com ar de má companhia e segreda-me - vá lá, fica aqui mais um bocado no quentinho, está uma ventania lá fora... Mas logo surge um outro Sputnick, autoritário - ventania? É levantar, colocar mais uma sweat e pedalar, olha a barriguinha, o colesterol e essas coisas todas com que te brindam os 50's. Pois é, penso, o Sptunick bonzinho tem razão, há que mexer o corpito.

De farda outonal a condizer, o Rodrigo Leão nas orelhas, e vento contra, lá sigo artilhado, na arte de bem pedalar, pensando nestas figura imaginárias da nossa consciência, as quais nos habituámos a ver desde a infância, até nos desenhos animados, por exemplo - de um lado um tipinho com a nossa cara, fardado de anjo, celestial, todo de branco, com asinhas e tudo, e do outro lado, outro tipo, vermelho, de pêra, cornos, rabo e tridente. O Bem e o Mal. O Anjo e o Satanás. O caminho do Bem e o caminho do Mal. O Certo e o Errado, que desde a nossa tenra idade formataram o nosso ser, e de certa forma funcionam como uma espécie de censura e tentação. Quantas vezes, em criança eu não escutava, principalmente das minhas avós - olha que o Nosso Senhor está lá em cima a ver tudo, porta-te bem. Os meninos maus não vão para o Céu.

Hoje, não sei quem está lá em cima a ver-me, mas quero acreditar que possam ser as minhas avós, a velar por mim, tal como me lembro, o faziam na minha infância. Aconchega-me.
E creio que, uma delas ou as duas, me disseram a dado momento - vai para casa, pois vem aí chuva, e não podes constipar-te, logo tens de cantar.
E lá cheguei, suado mas enxuto, cansado mas rosado, a notar um ar de satisfação no Sputnick branquinho. Mas agora vou fazer a vontade ao Sputnick belzebu, e esticar-me no sofá, pois todos merecemos pecar de vez em quando. E só espero que durante outros pecados que cometi durante a minha existência, sob influência do Sputnick mau, as minhas avós tenham fechado os olhos, ou virado a cara para o lado...

2 comentários:

  1. :) A minha CF mazinha tem um poder desgraçado, ás vezes. Engraçado a maneira como terminas o texto. É que em muitos momentos, especialmente nesses vencidos pelo meu lado de cauda, penso exactamente o mesmo...

    ResponderEliminar
  2. É CF...afinal todos gostamos do nosso saboroso pecadinho. Como diz o outro - tudo o que gosto é ilegal, imoral ou engorda :)

    ResponderEliminar

Sputnickadelas