sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Erotismo e Afrodisíacos


Assisti há dias, com alguma curiosidade e diversão, a uma matéria na televisão sobre estes temas. A sensação que me ficou foi a de uma quase total apologia ao acessório, em prejuízo do essencial, um pouco na linha dos telemóveis de última geração, que para além das 500 funcionalidades que oferecem, até dão para efectuar e receber chamadas.
As sugestões eram variadas, entre o que se deve comer e beber, e onde, bem como das farpelas, e aromas, não esquecendo conselhos de procedimento, como se tratando de um manual infalível para a prática da sedução, e independentemente de com quem, e um garante de êxito absoluto.
Se tivesse que fazer um comentário, reduzido a uma palavra, seria – ridículo.
Nunca trocaria uma refeição a dois, a sós, em que um, ou os dois a preparam , por outra num restaurante dito afrodisíaco, confeccionada pelo chef xpto.
Nunca trocaria uma fuga para, por exemplo um moinho na Serra do Risco, a um quarto de hotel.
Nunca deixaria por mãos alheias, o prazer de preparar cada detalhe, a luz, os cheiros, a música, enfim o palco dos sentidos.
Não pode existir um manual de procedimentos, quando o elemento essencial é afinal, uma pessoa, a Pessoa com quem se quer estar, e que igualmente nos deseja. Tudo pode entrar nesse ritual, a sedução, o erotismo, as iguarias, mas, tudo isto movido pelo instinto, pela intuição e pela imaginação, porque existe o essencial – a Pessoa. E é a Pessoa que nos move, e nos comanda e nos inspira, é a Musa que vai libertar e desencantar os diversos detalhes do antes, para que em harmonia com o deixa acontecer do durante, e deixar totalmente em branco o que se vai escrever na página do depois, e assim cada momento se torne verdadeiramente único, e irrepetível. Nessas lides tal como nas músicas, nada melhor do que o improviso. Por isso adoro blues. E posso improvisar sempre com a mesma guitarra, mas cada solo é único, que o diga a minha Gibson, que me acompanha há quase trinta anos.
...

2 comentários:

  1. Apenas um único comentário: Concordo plenamente!
    Isto agora é fast-food em todo o lado. Onde pára o "faça você mesmo"?

    :)

    ResponderEliminar
  2. Pois é. Talvez seja esse um dos grandes problemas das relações. As pessoas vivem a fachada, por comodismo.E perdem a essência...

    ResponderEliminar

Sputnickadelas