sábado, 21 de maio de 2011

Obama, can

Digam o que disserem, apelem às diferenças das realidades, dos países, das constituções, e mais o diabo a sete, mas para mim, o Presidente, é um chefe, um lider, aquele que está no topo da pirâmide, aquele que governa e (ou) faz com que se governe, e no mesmo barco, quem decide. Um Presidente, para mim, não pode ser uma mera figura ornamental, um qualquer faz-de-conta que sendo substituído ninguém lhe notará diferença. Um Presidente para mim, não pode ser um corta-fitas, um destapa-lápides, nem um enfadado personagem que visita a feira local lá da terrinha, e emborca uns chourços e um tinto, enquanto finge um quase autismo ao que de verdadeiramente se passa à sua volta, e o devia preocupar. Um Presidente para mim, se não tiver obra feita, que tenha pelo menos discurso com garra, com clareza de intenções e ideias, e que acima de tudo, após ser eleito, que cumpra, que seja coerente, que faça uso da honra da palavra assumida, em suma um Presidente Homem, com H, e, ao estilo Bordalo Pinheiro, com eles no sítio. Sendo candidato com passado suf- ou medíocre +, não me leva voto. É homem que não presta, e só vai empatar. Exemplos não nos faltam. Sabemos que um homem só, não faz tudo sozinho, bem como sabemos que nem tudo se decide por uma única cabeça. Sabemos também que nem tudo o que se diz, posse ser a verdade no seu cerne. Mas mesmo sabendo e considerando tudo isto, foi com muito interesse, e atenção que ontem assisti, por acaso, ao 60 minutos, onde Obama relata os caminhos que levaram à operação de eliminação de Bin Laden. Acreditei no Homem, e nas palavras que relataram os actos. Sou de avaliar pelos actos, e não pelas palavras, e sou daqueles que gosta de olhar os olhos das pessoas, e o olhar de Obama, inspira-me sinceridade, não obstante, os actores que já passaram pelas cadeiras do poder dos EU. Espero que as restantes promessas de campanha se venham a realizar, para assim poder saudar aqueles que em tempos indicaram Obama com prémio Nobel, e poder dizer que ele can sim senhor.

2 comentários:

  1. Bom, mas acontece que ser Presidente nos EUA é muito diferente de ser Presidente em Portugal. Os poderes são outros e bem distintos:) É que me senti aqui uma pontinha de ressentimento LOL

    ResponderEliminar
  2. Amiga Antígona, o texto começa por dizer isso mesmo - as diferenças. No entanto, para mim, a grande diferença é sem dúvida a dos homens em questão. Nem tudo o que veste calças é homem com H, bem como há homens que actuam, e outros, simplesmente falam, ou nem isso :)

    ResponderEliminar

Sputnickadelas