quinta-feira, 19 de maio de 2011

life is like a box of chocolates

Sempre tive uma relação de clandestinidade com os chocolates, e sempre fui um guloso por chocolates. Guloso, talvez seja pouco, tarado, talvez se aplique melhor. Vem de longuiquos tempos a minha relação de incesto com o chocolate, ao ponto do mesmo me ser escondido sistemáticamente, pelos motivos lógicos - se os tenho à mão, como-os. Como-os é pouco, devoro-os, quando, não os devia comer, mas sim saborear, deixá-los derreter em leves trincadelas, fazendo o doce tabelar entre as minhas mandíbulas homersimpsianas. Lembro-me de quando o meu avô trazia aqueles chocolates de tamanhos obscenos, da Cidade do Cabo, e os amendoins revestidos a chocolate, que a minha avó tratava de esconder no móvel que viajou de Arroios ao Meco, e ainda hoje, vestido à hippie me serve de apoio aos churrascos. Lembro-me de quando a minha mãe comprava aquelas caixas de chocolates envoltos em pratas que depois de bem endireitadas se colocavam entre as páginas dos livros e dos cadernos. Escondia-os a mãe, do filho, e dela própria, pois ela, a mãe, a minha mãe, era e ainda é, uma grande gulosa. O esconderijo foi descoberto, num dia em que o meu faro quase canino detectou a caixa dos gatinhos de chocolate na segunda gaveta da cómoda. Acabaram-se os chocolates, nesse dia, e acabaram-se os armazenamentos da D. Maria de Lurdes. lembro-me do único doce que sei fazer, decentemente, a mousse de chocolate, de lhe rapar a tijela, e de descer de madrugada ao frigorífico, para me deleitar em lambuzadelas servidas em colher de sopa, de referida mousse. Lembro-me dos chocolates que comprava propositadamente para saborear com um bom scotch, ou seria pretexto da ingestão de ambos? Hoje, encontro-me em situação semelhante, mas por motivos menos óbvios, mas igualmente louváveis, a degustar a conta-gotas os mais soberbos chocolates do planeta, dadas as circustâncias, as menos óbvias, juntamente com a promessa que tento manter, de não fugir a uma dieta em modo light. Hummm, acho que vou ali ao esconderijo tirar só mais um bocadinho...só hoje.

3 comentários:

  1. Anda a apetecer-me tanto chocolate! Mas só me lembro quando chego à noite e não me apetece sair de casa para o comprar!

    ResponderEliminar
  2. Um texto de chocolate gostoso e divertido.
    Passei por aqui, mas juro que não comi nada.
    Vou apenas seguir-te e descobrir os teus gostos de chocolate frio...quente...com avelãs...

    ResponderEliminar
  3. Há quem diga que é calórico, que faz engordar, outros mais gulosos dizem que não, que faz bem a alma e levanta o moral nos momentos menos bons, ou mesmo que é afrodisiaco. Para mim é um doce pecado, e é tão bom cair em tentação !!!

    ResponderEliminar

Sputnickadelas