quarta-feira, 17 de março de 2010

Robin dos Bosques


Todos temos, no nosso trabalho, coisas beras e coisas boas. Se com as primeiras temos de nos conformar, com as segundas devemos aproveitar. Ontem foi dia de aproveitar, melhor, foi noite, de jantarito no Casino, o que sempre dá para saír aqui da plebeia margem sul, e tirar o fato do cabide.
Confesso que das vezes que visitei aquele espaço sempre fui a convite, salvo um romântico jantar, no preto e prata, anos atrás.
Em tempos de crise, as imagens que habitualmente não nos incomodam, e até nos agradam, mudam na interpretação que delas fazemos, agridem-nos de certa forma. Falo por mim, claro. Ontem, fui particularmente sensível aos valores dos Ferraris, Bentleys e Jaguars que tanto gosto de apreciar, não porque quizesse ter um, mas porque são obras de arte. Denotei-me muito desconfortável ao passar pelas alas de máquinas que vão sugando o dinheiro aos viciados jogadores, alguns de olhos esbugalhados, a meter moedas, ao mesmo tempo que sorvem a bebida e a sandes.
Olhando em volta de todo aquele perímetro, apercebemo-nos, ou nem isso, dos milhões que gravitam por ali, certificamo-nos de que não é por trabalhar que aquela gente arrecada e gasta tanto dinheiro. Por mim, tiráva-lhes algum, uma boa fatia desse aparente easy money directamente para hospitais, e afins. Assim, sentir-me-ía menos infeliz, quando me apercebo da carga fiscal que carrego nos quatro costados. Sentiria que não era só a minha "classe", a de sempre a sustentar os barões que se auto-isentam de tudo, se auto-promovem, se auto-gratificam, e nos lixam as migalhas que tentamos amealhar.
De resto, foi uma noite do caraças. Chato foi a gravata, que é sempre um desatino fazer aquele nó.

2 comentários:

  1. Pois é. Toda a razão Sputnick. Quanto ao nó da gravata, faz o favor de treinar. Faz parte da lista de coisas que qualquer homem deve saber fazer na perfeição. Diz o meu avô, que é mestre na arte :):)

    ResponderEliminar
  2. CF, para meu desconsolo, e desgosto do meu pai, nunca consegui fazer um nó bem feito, tenho as gravatas "artilhadas" já com os nós feitos, eh eh.

    ResponderEliminar

Sputnickadelas