terça-feira, 26 de abril de 2011

o meu 25/04/74

Os vinis do Sérgio, do Mário Branco, do Zeca e do Letria, que carregava do e para o Liceu, denunciavam o sistema. Por mão da senhora minha mãe conheço o CDE, e escuto aquele estranho hino, Avante camarada, avante. Algo andava no ar sim, mas nada que desse a entender os planos dos militares, que descontentes com a vidinha deles, não a do povo, realizaram o golpe de estado. Acolhi alegre e expectante a novidade, mas também confuso, enquanto vibrante na boleia do entusiasmo de esquerda. Foi para mim difícil, gerir as versões dos mais velhos. A minha mãe a festejar no Terreiro do Paço, o meu pai a torcer o nariz, e a sugerir-me para não ir para Lisboa, o meu candidato a sogro, na época, a desvalorizar a Revolução dos Cravos. Dizía-me este, na manhã de 25 de Abril de 1974, estragando-me os planos de ficar a sós com a filha, a fim de mais uns avanços íntimos, que a seguir à euforia viriam os partidos, e que os partidos só quereriam sacar. Que mais tarde as pessoas se desacreditariam das gentes ligadas à política e suas políticas. Pareceu-me muito mal aquele discurso, daquele possível futuro sogro, reacionário e fascista, logo ali o apelidei em pensamento. Mais me responde aquele homem recém chegado de Santos, perto de São Paulo, para onde emigrara quase vinte anos antes, que a descrença na gente da política foi tamanha, lá de onde ele vinha, que até um hipopótamo, do zoo paulista, o Cacareco, ganhara umas eleições. Ignorante e aldrabão, aquele sogro empata, que ainda por cima me debitava aquelas bacoradas, enquanto eu e a filha, tinhamos as hormonas ali amordaçadas a ferver por baixo das vestes. Muitos anos mais tarde, confiro a veracidade do episódio, a net mostrou-me o Cacareco. E hoje, passados 37 anos, já não me parece assim tão ridículo votar, num animal à séria. Pelo menos estes não mentem nem roubam. Não governam, mas também não desgovernam. Quando me perguntam onde é que eu estava no 25/04/74, eu respondo - a ouvir a história do Cacareco, e a tentar dar uma queca!

2 comentários:

Sputnickadelas