terça-feira, 26 de abril de 2011

ainda o Palma

Ainda a propósito do Palma, e das suas bebedeiras públicas, cumpre-me aqui um manifesto. Não de solidariedade, não de defesa, até porque não entendo como aceitável que se ultrapassem limites, quando não estamos no recanto e no recato do privado, do íntimo. Como previ, a degradante evolução do artista, compromete-lhe o que resta de alguma dignidade aceite, pelos olhos daqueles, os tais que referi no post anterior. Aos que não se cansam de escutar o estrela do mar e nele sentem toda a essência do compositor-músico, não se abanam os alicerces da adoração que nutrem por muitas das suas obras. Aos restantes, claro que só lhes sairá a palavra - bêbado. Não creio que Palma se incomode com esses. Palma vive numa outra galáxia, numa espécie de terra dos sonhos.


É sempre bom lembrar que por trás da figura pública está a pessoa, e essa pessoa é passível de fraquezas. É bom não esquecer, que tantos génios, fizeram espectáculos, podres de bêbados, pedrados, e não foi por aí que perderam a sua legítima página na História. Estou a lembrar-me do branco mais preto do Brasil, e da senhora que celebrizou o nosso fado, pelos quatro cantos do mundo, só como exemplo.

"na terra dos sonhos podes ser quem quizeres, ninguém te leva a mal, na terra dos sonhos toda a gente trata a gente toda por igual"

3 comentários:

  1. Sou fã do Palma desde sempre. Já o vi em grandes concerto, e já o vi nos tais, onde o alcool, nem o deixava cantar. Vem-me também à memória a grande Amy winehouse, que junta num mesmo corpo uma voz estrondosa e uma tendência inata para a desgraça. Tenho pena que assim escolham, porque apenas atenuam a grandeza que detêm. Quanto ao Palma, especificamente, vai ser sempre grande para mim. A essência, está lá toda, o que faz com ela, é um problema que apenas a ele diz respeito.

    ResponderEliminar
  2. Pois sim, mas eu da mesma forma que não pago para ver a Amy, também não pago para ver o Palma bêbado, e nem pagaria para ver a Amália na época em que já ninguém percebia nada do que ela dizia! Os grandes têm, também, grandes responsabilidades - e o Palma é grande, ou deveria ser...Uma das utilidades das figuras públicas, quando se expõem, é a de ajudarem a educar - pelo exemplo. Ora o exemplo que ele dá no palco não é dos melhores. Para um poeta como ele, é triste, muito triste. Significa que não se aguenta à bronca, que a profundidade daquilo que lhe foi dado é de mais para ele. Acontece a muitos - uns suicidam-se, outros entregam a vida a tudo o que os anestesie e, outros ainda, inventam heterónimos. Acho os últimos mais inteligentes.

    ResponderEliminar

Sputnickadelas