segunda-feira, 31 de maio de 2010

o lado lunar

Não porque o tema me fosse indiferente. Não porque hoje se fala muito do tema, é o papa, o Cavaco, é a lei, são os gays. Mas apenas porque adquiri a preço muito interessante um pequeno lote de DVD's, onde incluí a polémica obra - O segredo de Brokeback Moutain. Começando pelo lado menos relevante do filme, mas que o compõe muito bem, destacaria a fotografia, de paisagens e contrastes de cortar a respiração. Seguindo ao ponto fulcral do filme - a homosexualidade, o ser gay , dois tipos que não só se atraem mas que se amam, embora tentem a forma hetero - gostei.
Ao contrário do que li por altura do seu lançamento, não achei as cenas de sexo, exageradas, elas fazem parte do contexto e do entendimento do tema. Este filme mostra frontalmente que entre pessoas do mesmo sexo, existe tudo o que existe nas relações hetero, os altos e baixos, a ternura, o ciúme, e todo o pacote que faz parte das relações. Não me choquei, como alguém me disse que iría acontecer. Fiquei ciente que se é difícil impôr respeito, direito de igualdade, sendo simplesmente gay, muito mais difícil será aos que sendo, tentam camuflar, casando em forma hetero, dando origem à legião de Nelos - personagem do Herman - infelizes que existem por aí.

3 comentários:

  1. Para além da história de amor, normal nos nossos dias, o mais interessante no filme, foram, sem dúvida as paisagens líndíssimas.
    :)

    ResponderEliminar
  2. Esse filme meteu medo a muita gente...

    ResponderEliminar
  3. Eu gostei do filme. Dada a temática, gerou controvérsia, já seria de esperar.

    ResponderEliminar

Sputnickadelas