domingo, 23 de maio de 2010

rotinas de um domingo


Ao serão liga-me um amigo - então o que fizeste? Nada de especial, respondi, apenas rotina. Após a ligação revi o dia e as rotinas..
..
Não quis a minha rotina biológica que eu dormisse mais aquele bocadinho, mesmo que me tivesse deitado tarde, porque a noite de música se prolongou quase até á uma, era bem merecido mais um bom par de horas de descanso, mas acordei na hora de sempre e prendi-me na repetição do Eixo do Mal, onde os comentadores residentes abordam os temas quentes - a professora que se despe na Playboy; o Cavaco que tomou da água benta do papa, e logo a seguir vem dizer que é conta a sua vontade, mas aprova o casamento gay; depois é o Sócrates, o Passos, o futebol, as férias, o Rock in Rio, o Delta Tejo, enfim, também, apenas rotina.
..
Pelos lados do Meco, dou-me conta que o Amo-te Meco se mudou, para bem melhor. Reparto a praia entre a atlântica Foz e Sesimbra, porque ainda choviscou, mas a água estava mais que tentadora. No porto de abrigo, o meu fiel fornecedor de peixe, Sr.M, vende-me um belo sortido de peixe para a caldeirada, lá para o fim do dia. Diz-me o Sr.M que a sardinha só vai estar boa no São João, quando mudar a lua, mas que vendeu todas as que tinha e mais as que tivesse, porque a malta anda sequiosa.
Uma subida ao castelo, onde se esconde uma espécie de casa de chá, com uma esplanada altaneira. Sossego, vista de cortar a respiração, uma sandocha, e um estudo ao interessante destacável da Sábado com sugestões de escapadelas cá dentro.
De regresso, uma incursão ao pinhal, abasteço-me de pinhas, e solto as minhas amigas caninas., que me agradecem com pulos e lambidelas.
..
Perco-me entre retoques das pinturas pendentes, e uma regadela nas hortensias, na salsa e na hortelã, porque afinal nem choveu. Tiro o sal e a poeira do corpo e dou uns toques na viola, enquanto a caldeirada apura.
...
E só depois desta rotina domingueira, que me partiu todo, me dei ao luxo do descanso no sofá, para descansar do fim de semana. E aquela confirmação de que se aproveitou o dia.
Venham mais.

1 comentário:

Sputnickadelas