sábado, 29 de maio de 2010

Puro sangue Lusitano


Decerto que existe muito mais obra gravada fora de Portugal, de Carlos Paredes do que no país do mesmo. Decerto que não fora a convicção de Marisa, do seu próprio valor, reconhecido lá fora, já que aqui lhe era dito, não ter o perfil de fadista, e não tería Portugal um dos escassos elementos de divulgação internacional.
Mourinho é uma espécie de Marisa, só que estando no mundo do futebol, mais mediático.
Muita gente vem, recentemente, tecer elogios a José Mourinho, como se estivessem sempre do lado do homem. Para muita gente, até há poucos dias, Mourinho teve sorte com o FCP, ou foi levado ao colo, bem como o estatuto onde colocou o Chelsea, foi mais outro golpe de sorte, já que não haveria um Pinto da Costa em Inglaterra para tratar do colo. Para muitos, Mourinho era arrogante, convencido e provocador. Hoje já não é. Hoje é o maior, e tem carácter. Assim é o tuga na generalidade. Infelizmente. Não aposta de raíz, só porque o producto é nacional.
Mourinho já é especial faz muitos anos, conseguindo ter particularidades que lhe permitem dizer sem falsas modéstias, presunção, ou demagogia, ao que vem e o que quer. E depois de dizer, fá-lo. Isto porque Mourinho tem plena consciência do trabalho que faz e do seu talento. Conhece-se, e mais importante conhece a concorrência e os seus pontos fortes. E os fracos. Muito mais importante, vital mesmo, é a capacidade de saber formar um grupo, e explorar e extrair o melhor de cada jogador, tornado-o, ao jogador, uma extensão do seu próprio ser. Se um dia existir uma qualquer forma de comunicação telepática entre o treinador e a equipa, em tempo real, Mourinho não perderá um jogo.
Já se escutam vozes discordantes sobre o ordenado de Mourinho. 28000€/dia. Claro que é exagero. Mas veja-se a coisa por outro lado - é o mercado, e ele gera lucro. Contra mesmo, estou contra a cambada de políticos, que concerteza, gasta e nos saca umas cem vezes mais, por dia, e o único lucro, já se sabe, é apenas dos próprios.
Além do mais, em vésperas de cair no abismo, Portugal, tal como a Grécia e a Espanha, tem de se alegrar com estes fait divers , e por isso Que venga la Liga.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sputnickadelas