domingo, 17 de outubro de 2010

o prometido é devido


Depois de duas valentes noites de cantigas, e uns consideráveis quilómetros a pedalar, o que menos me apetecia hoje, domingo, era obedecer ao comando do despertador, que se tornou desnecessário, dado que, antes deste tocar, me liga a mamã, sorrateira - filho, já estou pronta, caso queiras ir mais cedo, é só para saberes... Quem me mandou prometer-lhe que a levava ao Espinheiro ver a Ti'Custódia? Foi lavar os dentes e a fronha, ir buscar o cd do Paulo de Carvalho, para agradar, e lá seguimos a terras de Ribatejo. Nas dez, horas a voz de comando - não te importas de colocar o rádio na Antena 1? Quero ouvir o Júlio! Anuí, e gostei de o ouvir, o cd que ficasse para depois.
Foi uma visita surpresa de uma mãe velhinha, a minha, com outra mãe, mais velhinha, agora com 84 anos, e uma lucidez de fazer inveja, e um riso que a perca dos dois filhos, não lhe levou. Nas conversas, um desenrolar de recordações, dois livros abertos, que desfolharam passagens que redescobri, outras totalmente novas para mim, e um carinho reforçado num reencontro de duas pessoas que se reconhecem há mais de sessenta anos.
Não me pouparam elogios, pelo cumprimento da promessa. Não me senti elogiado. Intimamente fiz um mudo mea culpa, por não a ter cumprido há mais tempo. Quantas vezes não colocamos o nosso comodismo e egoismo à frente do que afinal nos deixa tão felizes. Hoje estou feliz porque fiz alguém que amo, feliz, e isso é também uma forma de egoísmo - fazer os outros felizes, para que esses nos proporcinem o sentimento. Será? Tenho de perguntar ao Júlio...

3 comentários:

Sputnickadelas