domingo, 31 de outubro de 2010
Conclusão
sábado, 30 de outubro de 2010
a caixa mágica
Foram muitas as moedas que coloquei naquela juke-box no café do Senhor Américo, irmão do Simões do Benfica, um dos meus cromos da bola, das minhas quase nunca terminadas colecções. Eu idolatrava aquela caixa mágica onde por uma moeda, se clicava no hit e viamos saír o disco para ser tocado. Por vezes não havia a moeda desejada, e ficava-me por ali na esperança que alguém aparecer e mandar vir uma música. Com o passar do tempo, e porque o Sr. Américo não renovava o reportório, fui conhecendo, um por, os EP's da caixa. Se a uns, a grande maioria, os esqueci, a outros, não deixei de os escutar, e tocar. Este é um deles. E mais tarde, comprei-o na Melodia, no Chiado, um EP que tinha além desde tema, o these arms of mine e o I've been loving you too long. Mais tarde, o Télinhos, falso-amigo, roubou-mo, mas não roubou o prazer das viajens que faço quando escuto esta música.
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
Escapadelas
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
do Leste, com amor (ou de Sudoeste)
terça-feira, 26 de outubro de 2010
10 minutos em slow motion
Era o slow mais aguardado nas festas de garagem, e não só, pois as festas podiam ser nos nossos quartos de adolescentes, desde que autorizadas pelas mamãs, ou à sua revelia. Era também sempre esperado com a maior ansiedade nos convívios da escola e do liceu, porque garantia dez minutos seguidinhos de encosto, de beijos e carícias, com maior ou menor ousadia, conforme o caso, mas miúda que aceitasse dançar, o Shine on you Crazy Diamond , dizia-nos silenciosamente, que permitia aqueles tímidos avanços na penumbra. O meu debutante lado musical, sentia este tema numa lógica da dificuldade de reproduzir-lhe os solos, numa devoção quase religiosa, que vinha dos tempos do Umma Gumma.
Os backing-tracks fizeram-me reviver mais uma vez esta música, num plano totalmente diferente. Ando a interioriza-la, a senti-la, e a toca-la, aos poucos vou limando arestas, tentando aperfeiçoar, tanto quanto consiga, os solos da guitarra do Gilmour. Este é um solo que, ou se toca igual, ou não tem sentido dar-lhe um toque pessoal. Delicio-me nestes íntimos ensaios, que faço à média-luz, para criar o clima, e vou saboreando este reaprender, até chegar ao momento de voos em outros palcos. Não coloco contudo, de parte, um ensaio revivalista em palco de dança, com par a condizer. Mas isso são outros 500...
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
o Tu e o Você
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
só pérolas
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
novas saídas
terça-feira, 19 de outubro de 2010
até Sempre
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
Manifesto
domingo, 17 de outubro de 2010
o prometido é devido
sábado, 16 de outubro de 2010
Momentos Zen
A Música, esta, ou destas, presente como fundo.
Os Cheiros, agradáveis, discretos, mas penetrantes.
A Luz, que não se dê bem conta de onde vem, um pouco menos que quanto baste.
Os Corpos, saciados, quanto baste, perfumados, do banho de espuma.
A Lareira, acesa, a fazer parte da luz.
O Vinho, um Bordeaux, certamente.
As Iguarias, escolhidas e preparadas em dueto.
...
Os Chocolates, muito depois.
.........
A tv, o telemóvel, a campainha, e todo e qualquer outro meio de contacto com o exterior, Anulados. Sem limites.
Crónica de um passeio de biciclete ao Seixal, em tempos de crise
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
para mais tarde recordar
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
terça-feira, 12 de outubro de 2010
ora toma
do estar em... Harmonia
basta fingir
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
Viva a Rede
domingo, 10 de outubro de 2010
revivalismo
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
antecipações
quinta-feira, 7 de outubro de 2010
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
retalhos da vida cantados
terça-feira, 5 de outubro de 2010
Varig - Feliz Natal
Incumbido de um trabalho no mínimo diferente, ando a pesquizar, e recolher , para em forma de rapsódia, os tocar, anúncios antigos que sejam musicados. Já encontrei pérolas tais como os candeeiros bem bonitos modernos e originais, ou o boca-doce, a linda carochinha que casou com o João Ratão, de colónia é o leite...que você deve usar, mas o número um é mesmo este, que me fazia voar, e ainda faz.