quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Salazars

Conta-me o meu amigo W, de origem brasileira, que os velhos deste país em nada se parecem com os do Brasil, que os de lá são alegres, e despreocupados, mesmo que não tenham Reais para gastar, e que os daqui são carracudos, desconfiados e gostam de dar ordens, Salazars é o nome que o W colocou aos nossos velhos, e não estou em desacordo.
...
Azeitão. Chego à porta do Lidl a fim de comprar o lanchinho para a praia, mas, são 8:50. Não precisava saír tão cedo, afinal já se tem um cheirinho a Outono. Cinco minutos depois começam a chegar, primeiro um, depois outro, até se juntarem uns seis ou sete Salazars, impacientes, de carrinho de compras, a olhar para o relógio, a gesticularem lá para dentro. Do carro vejo que um aponta ameaçadoramente para o relógio do seu pulso, e em seguida para a menina lá de dentro. Às 9 em ponto, dadas pela rádio sintonizada, vejo abrir-se o espaço comercial, e o magote entra, com pressa, vejo-os acelerarem pelos corredores. Mas não todos. O do relógio trava-se de razões com a menina, exige o chefe, o capataz, um superior, e o livro de reclamações, usando de palavras tais como incompetência, inútil, se fosse dantes, e outras preciosidades. Em vão a menina tenta acalmar este possível reformado da DGS. Entre a dúvida se vou ou se fico, decidi ir, e intervi - caro senhor, eu verifiquei que a funcionária abriu às 9, se o senhor reclamar, eu serei testemunha dela, e direi que o senhor mente ou tem o relógio adiantado.
A custo segurei os flashes de ódio deste Salazar que virou costas, largou a rapariga, e foi perder-se lá para o lado dos legumes. Mas creio que só o fez, porque ainda não sou, como cidadão, obrigado a carregar um livro de reclamações, senão, pumba, lá me escrevia o velho, uma borradela no caderno.

7 comentários:

  1. É o que eu digo, falta-lhes educação...e alegria, e bom humor, e a vista claro está, ou o discernimento. Vai-se a ver e o senhor provavelmente tinha o relógio na hora de Inverno...

    ResponderEliminar
  2. Ui, que tenho cá desses. Pargas deles e delas... Um dia a sopa está quente, no outro está fria. Um dia a sobremesa é pêra e querem maçã, no outro dia o contrário. Um dia somos um Anjo, no outro, só poque não os defendemos numa quezília, somos um diabo. Enfim, faz parte. Às vezes pergunto-lhes se o mundo deles é cinzento, e se não querem vir para o meu, que é cor de rosa. Ainda assim, às vezes não me sorriem. Sorrio eu, pronto :)

    ResponderEliminar
  3. Olha CF, um dia vou tocar aí aos teus Salazars, eh eh. per bueno.

    ResponderEliminar
  4. CF, Então combina aí as coisas, que eu meto a viola no saco, e vou aí cantar as melodias de sempre.

    ResponderEliminar
  5. Sputnick, está feito. Na próxima festarola estas confiscado. Mas talvez nos vejamos antes num concerto bloguista. Estamos à espera do parecer da Antígona, eu e a Sandra, e quem sabe a Carlota. Esperamos que ela chegue de férias :)

    ResponderEliminar

Sputnickadelas