sexta-feira, 10 de setembro de 2010

onde é que eu já vi isto...


Embora seja manifestamente adepto do original, na música, quantas vezes me delicio com uma nova versão deste ou daquele tema que me mexe por dentro. Uma nova roupagem, bem composta, pode muitas vezes fazer reviver um tema esquecido, e não são raros os casos, em que a versão suplanta a origem.
...
Lembro-me dos tempos de, em pleno estado novo, existir nas escolas o modelo decorativo da praxe - o planisfério, ou mapa-mundi, as fotografias de Salazar e Américo Tomás, e o Cristo, na cruz. Aconteceram visitas de gente importante, do dito EN, firmes e hirtos os meninos e as meninas, de bata trajados, ao som do lá vamos cantando e rindo. Era este o modelo original.
Temos hoje um novo modelo, onde as bolorentas fotografias foram substituídas pelo Magalhães, o Planisfério, no Magalhães, a cruz e o Cristo, que se saiba, não há. As visitas da propagando do novo estado novo, sim, com direito a repreensão, se o menino não se levanta, em presença do Sr.Engenheiro.
A mesma música, e a mesma letra. Porém, neste caso, se nunca gostei da versão primeira, tãopouco gosto da segunda.

3 comentários:

  1. Não sei porquê, mas desconfio, que fosse engenheiro, doutor, poeta, sapateiro...que o "esquema" seria sempre o mesmo. O tamanho dos "esquemas" é que variam. O "esquema" da década de 80 foi tamanho...que a economia hoje ressente-se disso. É mais fácil "culpar" o agora (a reacção) em vez da acção que lhe deu origem. E com isto não ilibo de forma nenhuma muita da merd...que o engenheiro e compinchas fazem...mas na minha opinião não devemos ser tão radicais. Se olharmos para o País há 30 anos atrás, saídos do processo de repressão....em que passámos para o extremo...com dinheiros caídos do céu, e vemos como os mesmos foram aplicados e por quem e que fiscalização e controle existiram (nenhum), temos também uma ideia do porquê do país que temos...
    (desculpa Sputnick, não te chateies comigo, mas é apenas a minha opinião, com o maior respeito pela tua)
    bjs

    ResponderEliminar
  2. CF, deve ser da idade...
    Sandra, sei que exagerei, mas as semelhanças existem, na essência, da propaganda barata, Contudo, após relexão, e excluindo exageros, considero que a qualidade do ensino não melhorou, vaja-se que uma grande maioria dos putos, não sabem escrever, e muito menos pontuar, para não falarmos da forma adoptada, nos msns, sms, e outros.
    Bom fds para ambas. Jinhos.

    ResponderEliminar

Sputnickadelas