sexta-feira, 4 de junho de 2010

Espada, o carrão

Como animal de hábitos que sou, mantenho-me fiel, aos domingos, folgas e feriados à pastelaria do costume, ali perto de casa, onde quase todos se conhecem, onde muitos se tratam pelo nome, onde quem aparece sem ser conhecido suscita aquelas cusquices em surdina - quem é? sabes quem são? nunca os vi por aqui... parece que são primos dos coisos...Dificilmente os forasteiros saem dali sem serem scaneados pela clientela residente.

O que me chamou a atenção foi o valente espada estacionado à porta do local do pecado da gula, onde emborco de seguida dois pasteis de nata estaladiços, que nada ficam a dever aos de Belém, mesmo antes de me dirigir ao balcão, e distribuir bons dias, senti no ar, os tais murmúrios, os dos quem serão. Era um casal muito bem apessoado, trajando very british , elegantes, e à saída deixaram uma boa mescla de aromas, adivinhando-se perfumes bem escolhidos. E lá arrancaram no carrão, que só podia ser deles.

A minha veia de cusco, acenou ao Sr.G, num mudo - quem são estes finórios?sabe? Ao que o Sr.G me responde com um negativo aceno de ombros. Mas eis que logo se levanta da mesa do fundo a ti'F, em ar de triunfo, como se esperasse a deixa no lateral do palco para entrar em cena, esclarecendo a plateia - Estes são os fulanos de tais, da família dos tais e fulanos, têm aquela quinta muito grande ali para os lados da Contenda, sabem? Juntaram muito dinheiro, e hoje vivem à grande. Nunca quizeram ter filhos, andam sempre por esse mundo fora a viajar, estão cheios dele... Dito isto a ti'F sentou-se.

E ficou a malta toda esclarecida, e voltou-se à bica, à fatia dourada e ao pastelinho, e os comentários no ar - grande carro aquele - pudera, sem filhos - ah, meus ricos filhos, se eu os trocava, benzós-Deus ...
A caminho da praia questionava-me, isto de não ter filhos é opção para se ter uma vida mais folgada? É a realidade crua, ou é a mentalidade das pessoas? Talvez ambas, concluí.

1 comentário:

  1. Quero ver a quem deixam eles o dinheiro quando se forem...e quem vai chorar por eles?! E onde vão ficar as fotos daquilo que foram?! Quem os vai recordar?!
    Se a vida tem alguma graça sem filhos!...tch tch...

    ResponderEliminar

Sputnickadelas