terça-feira, 1 de março de 2011

o complexo do cagão

Diz-se no wikileaks que os americanos afirmaram que os portugueses compram brinquedos caros e inúteis, a propósito da aquisição de dois submarinos que nem servem para dar um tirinho, tal como o tgv, não vai servir para transportar mercadorias. E dizem muito bem. Mais dizem, sofrerem os portugueses de uma espécie de complexo em relação a outros povos, e vai daí, darem-se a poses de falsa superioridade, na tentativa, aquilo a que vulgarmente apelidamos de cagões.
O cagão português é sui generis porque parte desse caganinismo - e acabo de lançar a sugestão para mais uma palavra do famigerado acordo ortográfico - tem na sua essência uma falta de cultura, conhecimento e educação de bradar aos céus. O cagão tuga, não se limita a comprar os submarinos mais caros e inúteis, ele faz estradas, viadutos, estádios, pontes, centros comerciais, tudo com o fito de mostrar, de exibir, e claro, com muito proveito para os de sempre.
Mas o cagão nacional não se queda só pelas altas esferas, temos de todos os formatos, e géneros, desde aqueles que em passeio, descobrem cozido à portuguesa em Frankfurt, ou pastéis de bacalhau em João Pessoa, e exclamam que o que é nacional é que é bom, enfiando grandes barretes, e privando-se de degustar a gastronomia local. Uma recusa ao conhecimento, portanto, acentuando o estado ignorante. Conheço gente que de visita ao Brasil, nem se deu ao prazer de fazer um passeio no calçadão...
Mais recentemente, assiste-se ao modo fazer parecer, muito em voga, que consiste em fazer uma qualquer actividade, seja ela uma viajem, um mero jantar em grupo, lavar o cão, que tem forçosamente de ter marca, e fazer uma infinidade de fotografias, para, claro, exibir via net.
Acredito que muita desta gente, para além do complexo, sofre de frustração.
Mas no resumo disto tudo, apenas me doi o assunto dos submarinos, e outras mamarronices. Porque serei eu a pagar.

2 comentários:

  1. É como se costuma dizer, têm muita queda mas não têm onde cair. Mas tambem acho que não somos nem melhores nem piores que os outros povos, somos diferentes, somos portugueses, e pronto!!!

    ResponderEliminar

Sputnickadelas