terça-feira, 8 de março de 2011

3ª feira de cinzas

Sim, sabe-se que é na quarta-feira, a de cinzas, tão bem descrita na canção de Vinicius, ao sabor dos acordes únicos de Toquinho. Todavia, no meu pequeno país, da actualidade, porque não ser esta mais uma oportunidade a sermos diferentes, se afinal até temos motivos para o desalento. Ligo a tv, e sinto a Líbia cada vez mais perto, dizem-me que os bens essenciais vão sofrer aumentos incomportáveis, e as taxas de juro das habitações vão disparar. E o FMI que tarda a chegar. Vejo uma figura que se diz primeiro ministro gosar com jovens na procura não só de um primeiro emprego, mas de uma vida decente, com direito ao trabalho, ao sonho e ao futuro, quase a chamar-lhes palhaços, e de facto, há palhaços na cena. E não chamou apenas ao grupo de jovens, convidados a saír à força, a pontapé e empurrão, insultou ordináriamente todos os jovens e desempregados deste país. É um cenário, que, senão de cinzas, é cinzento, com rápida tendência ao negro.
Salve-se do dia, a imponência do carnaval carioca, sempre deslumbrante. Salve-se a harmonia do rescaldo futebolístico, relembrando o sambinha do Benito de Paula - Tudo está no seu lugar, graças a Deus - (e se alguém encontrar aqui uma alusão a Jesus, eu direi que é pura ficção). Salve-se o dia da Mulher, que espero me dê uns bons momentos, mais para a noitinha, porque afinal, não há melhor forma de um homem celebrar o dia, do que estando no meio delas, e pelo que sei, são perto de cem. Espero chegar para todas. Cantando, claro. Para começar, talvez esta:

Depois, quem sabe o She, e nas primeiras rodadas se sangria, aquilo que se sabe, Paixão, jardins proibidos, ninguém é de ninguém, telepatia... Quando a sangria fizer o devido efeito, chega o momento de dar um ar da época, e sai o Mulheres, e outros pagodes. Lá para o fim, em ambiente de grande loucura, adivinha-se o óculos de sol, dunas, e quem sabe o aperta com ela, pois então, que a noite é delas.

1 comentário:

  1. Para ficar completo, só falta "Jura" de Rui Veloso. Então sim, seria a loucura total..

    ResponderEliminar

Sputnickadelas