terça-feira, 22 de março de 2011

outras fidelidades

Do tema da pureza e simplicidadeda fidelidade canina, ao ser humano, passou o diálogo de ontem, à minha defesa de que existem objectos que também nos são fieis. O que gerou alguma contestação. Passei a explicar - mais que objectos de culto, de utilidade, de eventual valor sentimental ou financeiro, de mera contemplação, existem objectos que nos são sempre fieis, que apenas nos traem em situações extremas, e essa traição apenas se fundamenta no sentido em que não cumpriram o feito de funcionarem naquilo para o qual foram concebidos. São objectos de pouca ou nenhuma manutenção, que durante anos nos acostumamos a que nos estejam disponíveis e sejam competentes. Pouco adepto do usar e deitar fora, ou de fancarias, prefiro no que posso alcançar, ter como quero, e como gosto. Prefiro não ter, do que ter assim-assim. Porque decepciona. Porque não é o ou a tal.
Como exemplo, três objectos - o relógio, vindo do pai, sempre certo como um relógio tem de ser, sem qualquer manutenção, porque a corda é de balanço. As violas, uma delas a mais querida e sempre tocada, companheira de tantos palcos de há 30 anos a esta data, que com uma polidela vez ou outra e uma mudança de cordas, está sempre pronta a ser tocada. A minha biciclete, de consumo zero, que poucas afinações me pede, e me leva a caminhos, vistas e cheiros, tantos quantos eu aguente.
Se eu podia substiui-los? Poder, podia, mas não seria a mesma coisa.
Porque de certa forma fazem parte de mim.

4 comentários:

  1. Percebo-te :) mas sinto que já fui mais apegada a objectos do que sou agora. Tenho um conjunto de esferográfica e lapiseira que me acompanha há muitos anos e eu ficaria muito triste se desaparecesse.
    Beijinhos
    P.S. - já me faz falta um jantarinho :) Que tal no sábado?

    ResponderEliminar
  2. A. sábado estou a tocar. Que tal 5ª e desafiamos o "quem sabemos quem ele é" ? :)

    ResponderEliminar
  3. Tambem tenho um ou dois objectos que gosto muito e de que nunca me vou separar, porque me lembram pessoas ou momentos que me são muito queridos, um deles é o fio de ouro que era da minha avó, o outro um cd que me foi oferecido numa ocasião especial e por uma pessoa ainda mais especial, daí que vou guarda-los para sempre, como se de tesouros se tratassem.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Por falar em jantar, no inicio de Abril temos feira, boa? Quanto aos objectos, confesso que tenho poucos apegos. Ainda assim, concordo que existem alguns que fazem parte de nós. E para quê substituir se tanto nos satisfazem??

    ResponderEliminar

Sputnickadelas