sábado, 1 de outubro de 2011

o Triunfo dos Porcos...

... foi o que me veio à mente, ao ouvir a notícia de que a nossa Justiça prendeu um conhecido pesonagem, para depois o libertar, quem sabe, agora com direito a exigir compensação. Creio que não restam dúvidas à mesma Justiça quanto aos crimes deste personagem. Mas como Justiça e Poder sempre se entenderam, lá apareceu o buraquinho legal e salvador.

Em tempos, coloquei em tribunal uma senhora, por me ter emitido um cheque sem provisão. Por três vezes, a dita senhora não compareceu ao chamamento da lei, pelo que o juíz ordenou que se detivesse a senhora por ocasião da quarta tentativa de julgamento. Acontece que quem foi detido fui eu. E apenas não o fui na véspera porque me valeu ser conhecido pelo comandante do posto da GNR, que me permitiu que me deslocasse no meu carro para aí ser formalmente detido, e conduzido ao tribunal. Isto sem eu saber do que se passava. Não vou aqui enunciar o que me passou pela cabeça no espaço de tempo entre ver o meu nome a letra vermelha, antecedido da palavra de arguido, e o momento em que sou presente ao juíz. Depois de umas horas, que me pareceram uma eternidade, enfim o alívio, pelas palavras do magistrado que ao me mirar de alto a baixo, barafustou com alguém - mas eu mandei deter uma mulher, não um homem. Resumo, alguém trocara os nomes no processo. O esclarecimento do doutor juíz foi claro, junto com o pedido de desculpas, em nome na máquina judicial - o senhor pode acionar o Estado, mas não obterá mais que outro pedido de desculpas.

Veremos o que virá por aí quanto ao mediático personagem. Talvez lhe caibam mais uns milhares de euritos para colocar lá na Suiça. Eu fiquei-me pelo recebimento do valor do cheque, seis meses mais tarde, pagos pela arguida, por ocasião da 5ª data de julgamento.

...

"all animal are equal but some animals are more equal than others"

in Animal Farm"

2 comentários:

  1. É uma vergonha este nosso sistema de justiça! Já me aconteceu algo de semelhante e jurei que nunca mais apresentava queixa de ninguém. Afinal de contas ser arguido acaba por ser mais proveitoso do que ser queixoso (até rima!)

    ResponderEliminar

Sputnickadelas