sexta-feira, 3 de junho de 2011

os dias nunca se repetem

Dia de folga. Merecido. Para tirar o máximo partido da liberdade, há que rumar cedo. Também porque na baixa mar se podem retirar meia dúzia de mexilhões para o petisco mais lá para o fim de tarde. Não quero notícias, o Cat Stevens é bom para o caminho, cantarolo o Caritas enquanto o verde da Arrábida,e o azul do mar me entram entram por todos os sentidos. Vai ser um dia igual a outros, mas que sabe sempre tão bem. Entre mim e o resto do mundo só o telemóvel. A minha praia espera-me, certamente deserta, pelo menos até meio do dia. Desço à praia, e afinal não vou estar só, uma tenda de campismo, fechada, deparase-me ali no meio do pequeno areal como se de um meteorito se tratasse. Ora bolas, lá se vai a minha folga igual às outras. Instalo-me a prudente distância, e dentro de água, esgravatando nas rochas, olho com frequência o abrir da tenda, não vão saír de lá dois ou três gabirus. Eis que num momento em que não olho a tenda, dou com ela a entrar dentro de água, tal qual veio ao mundo. Viro a cara para o lado, só porque manda a educação. A tentação era olhar. Ordena ela para a tenda qualquer coisa indecifrável, e sai aflito o jovem alemão com algo que tapasse a menina. Passado o incidente, começaram os sorrisos e tentativas de contacto, que num inglês meio enferrujado lá se foram fazendo. A curiosidade primeira foi o mexilhão, para que servia. Não ficaram entusiasmados com a descrição da preparação. Depois foram as dicas de locais interessantes aqui à volta. Dado que o casalinho que parecia tirado do filme Lagoa Azul tinha entrado por Trioa, vindos do Algarve, não faltaram indicações para um trajecto de Arrábida até Sintra. Do resto da conversa, ficaram algumas observações de incredulidade germânica - eles não entendem como é que um país como Portugal está na bancarrorta. Eu fingi não entender também.

...

ao mexilhão, deixei-o apenas abrir em lume brando, e tirei-o da casca, fiz um picadinho com salsa, cebola, pimento e tomate, juntei umas delícias do mar, temperei generosamente com azeite e vinagre, e acompanhei com um Muralhas. Tenho a certeza que os meus companheiros de praia iam gostar.

2 comentários:

Sputnickadelas