sexta-feira, 2 de abril de 2010

Pecados e Ver para Crer

Na minha idade de neto de avó, aquela idade em que toda a sabedoria que temos vem dos mais velhos, e se sendo de avós, todos os seus dizeres eram inquestionáveis, a ordem de que na sexta-feira santa não se podia comer carne, era pecado, surtia tanto efeito em mim, que acreditava piamente que comendo um bife, seguiria desta para melhor, vítima da justiça divina. Mais tarde, outros dados me chegam, e porque me dizem que quem paga à Igreja, pode comer carne neste dia, começa a minha fiel obediência a ficar abalada. Aquilo não soava bem. Não via lógica nenhuma naquilo - paga-se uma taxa e já não se é pecador. Mais tarde ainda, mastigo mesmo a tal carne, em dia santo, sem pagar imposto, e dado que não me aconteceu nada, pensei que talvez esteja isento do dito, e que mais uma vez os homens brincam com os sentimentos e a fé dos seus semelhantes, culpando-os. Havendo pecado, os da batina, são profissionais na arte de pecar, dado que não cumprem o que professam, pior, clamam quando lhes convém, e calam-se infantilmente quando não têm resposta. Falou há dias um homem da igreja cá do burgo, que por enquanto, os casos divulgados sobre a pedofilia na igreja, não são dados como provados. Usa pois, um homem de fé, o discurso da lei. Duplo erro - esqueceu-se de um caso, pelo menos, passado no Brasil, cujas imagens correram os noticiários; se a prova é fundamental, onde prova este homem, que Jesus existiu, e que a palavra deste é aquela que está escrita? Onde ficamos? O homem é de fé, mas não faz fé no video. Sendo de lei, não pode dar como provada a existência e a palavra de alguém que lhe chegou ao conhecimento por vias terceiras. Pecado.
Escutou-se hoje nas notícias matinais que o Papa, preferiu não falar das acusações que a Igreja vem sofrendo, alegando que Jesus assim procedia - não respondia a provocações. Preferiu o Santo Padre, falar pela enéssima vez contra o aborto. Como se pode ter este discurso quando as crianças não param de nascer no Brasil, China ou India, sem qualquer vislumbre de vida, ou em Moçambique, onde um terço da população morre de Sida? Pecado, a meu ver. Pecado e crime.
Hoje, mesmo que Sua Santidade se atafulhe de carapaus ao jantar, não limpará a vergonha do seu discurso.
E as minhas avós que me perdoem, mas ainda não sei se hoje lhes vou obedecer. Pois pecar, sei que não vou.

2 comentários:

Sputnickadelas