sábado, 24 de abril de 2010

Crise até na Inspiração?

Deleito-me ontem com um grupinho de malta na casa dos trinta, muito participante no rol de músicas que fui tocando serão fora, eis que lá para o final da noite, entre Delfins, Ala do Namorados, Xutos, Palma, e Polo Norte, e uma quase tertúlia, se chega à conclusão de que não tem aparecido por estas bandas nada de novo, dos nossos artistas de serviço, pelo menos que se saiba, ou a haver novidades, a malta desconhece. Faz algum tempo que não surge o fulano de tal com um cd capaz de mexer um pouco as águas, como foi por exemplo, o Voo Nocturno, do Palma.
Na minha opinião, muito pessoal, não creio que exista falta de criatividade às bandas ou artistas, mas sim uma quase total subjugação ao sistema. E o sistema é tudo o que de financeiro gravita em torno da música e dos músicos. Daí que assistamos a lançamentos de trabalhos em supermercados de grandes dimensões, a sessões de autógrafos em megastores, os pimbas a lançarem o seu disquinho antes dos bailaricos de verão, e quase todos os restantes a deitarem cá para fora a sua criatividade apenas em vésperas da quadra natalícia.o compositor está manipulado nos seus movimentos, deixando a criatividade e inspiração ser cronometrada pelas máquinas de distribuição.
Já me afastei dos palcos que percorri por todo este país, há cerca de quatro anos, mas acredito que mesmo nas saídas ao vivo, exista muito menos mercado, por via da crise instalada.
Que essa crise não afecte a criatividade dos artistas, é a minha esperança, pois mesmo que se escreva, se componha e se toque para si mesmo, já valeu a pena.

2 comentários:

  1. Concordo plenamente!
    Já cá faz falta uma novidade dessas bandas míticas.
    :)

    ResponderEliminar
  2. Enquanto for o tostão a comandar, os valores culturais e morais serão sempre relegados para segundo, qui ça, terceiro, plano.

    ResponderEliminar

Sputnickadelas