quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Mão de Obra Especiazada

Estou à seca no passeio da rua. Por trás de mim um prédio. Ao prédio chega uma brigada de montagem de caixilhos de alumínio. Dois por sinal. A carrinha, via-se não era adequada ao transporte daqueles objectos. Da brigada de dois, de t-shirt e jeans, de Ventil nas beiças salta um deles de rol sebentado com apontamentos. Diz um da brigada, acho que aqui é o gajo dos seiscentos éros, vai lá tocar à campaínha. Era o gajo. Sobe o material. Era logo ali, no primeiro andar. O mais novo da brigada, lá na varanda ensaiava a posição do caixilho, enquanto o expert cá em baixo, com um olho fechado, à esquadria, e azimute, ordenava, esquerda, esquerda, direita, direita, fds, és vesgo cabrão? Acertado o caixilho, apenas entalado na varanda, sem qualquer parafuzito aparente, eis que com cerca de quinze minutos de árdua laboração, o chefe, cá de baixo, apaga a beata no chão e relaxa, disparando para o ajudante, está porreiro, anda lá pagar uma mine.
Eram nove horas da manhã. Os ditos não tinham capacete. Nem o tinham quem por ali passava. Desconheço o tempo que a brigada levou a emborcar as mines bem como o tempo que os caixilhos ficaram ali, como que a flutuar na varanda.

2 comentários:

  1. Por essas e por outras, acontecem acidentes inesperados. Já agora, por aqui não é mine. É muine :):)

    ResponderEliminar
  2. Pois...parte do meu trabalho tem haver com a higiene e segurança no trabalho e o que referiste é algo que infelizmente se repete por todo o portugal e maior ou menor gravidade.

    Empreitadas desse género têm vários custos e geralmente o consumidor final opta pela soluçao mais económica que na maioria dos casos é mais barata porque tem vários cortes ao longo do processo (mão de obra especializada, tipo de material, etc), como opta pelo mais barato, as empresas que apostam na qualidade e formação aos trabalhadores, fornecimento de EPI'S (meios de protecção individual), ficam sem clientes, assim ou cortam nos custos ou vão à falência....e por aí fora. Passou-se o mesmo com os texteis desde a entrada de produtos chineses, paquistaneses, etc.
    Por algum motivo a economia e a industria em Portugal está como está em falência ou pré- falência na sua maioria. Este factor leva a que o consumidor opte pelo mais economico em tudo sem continuar a olhar à qualidade e o efeito bola de neve continua por aí fora...

    O "pior" é que no caso do mercado Chinês e Paquistanes por exemplo já estão a conseguir fazer produtos com qualidade mas a custo reduzido, graças á mão-de-obra paga a "taças de arroz" de gente de toda a idade desde miúdos de 5 e 6 anos.

    Todo o Mundo Ocidental sabe disso...e o que é facto é que continuamos a comprar a eles compactuando com tudo isso. Contribuindo para a nossa falência e a exploração dos trabalhadores noutros Países...

    ...desculpa este discurso enorme mas ainda tanto ficou por dizer...

    bjs e um sorriso que bem precisamos
    :)

    ResponderEliminar

Sputnickadelas