domingo, 25 de setembro de 2011

Lisbon in

Muito me agradou e surpreendeu a minha velha Lisboa neste domingo. A abarrotar de turistas, por tudo quanto era lugar de obrigação turística, e que não se pense que apenas me quedei por vê-los no Castelo de São Jorge e Estufa Fria, locais que elegi para revisitar e fazer uns retratos. Eles, os estrangeiros polvilhavam pela Baixa, Chiado, Rossio, Restauradores, e imagino que nas zonas de Belém, e Jerónimos, o cenário seria igual. De repente julguei-me em Barcelona, de tanta lingua estranha e mesclada que escutei. Questiono-me - será porque o poder de compra deles lhes permite esta invasão; ou será porque tal como aqueles que vão a Cuba, antes que o camarada morra, querem ver o nosso país antes de este deixar de o ser; será porque estavam dois enormes paquetes atracados nos cais, que despejaram toda aquela gente. Que a minha linda Lisboa merece ser palminhada, não duvido, eles que venham, e encham os tantos locais que temos a merecer a visita, e o interesse, porque não fossem, eles, os turistas, e tudo estaria às moscas, porque o tuga, mesmo em crise, não larga as superfícies comerciais, mesmo em dias azuis como o de hoje, mesmo sem cheta para gastar. Bem, verdade seja dita que encontrei alguns lusitanos nas minhas voltinhas - pessoal do norte, carago.

2 comentários:

Sputnickadelas