segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

por calendário


Hoje é dia que alguém determinou ser o dia dos namorados. Não foi ontem, nem será amanhã. Hoje é o dia de certas permissões, de certas obrigações, de certos procedimentos. Nem antes nem depois. Hoje é o dia. Mesmo que a vontade tenha sido a 13, ou apareça a 15, paciência. A 14 é que é. Que as imaginações sejam pouco férteis, pouco importa, o mercado encarrega-se de provir com sugestões várias, múltiplas, de muito formatos e valores. Sim, valores, porque sem valores, o dia não teria valor. Em suma, só se trata de apelo ao valor, monetário, entenda-se. Pois para isso foi criado o dia 14. Compre bonbons, lingerie, flores, aneis, jante fora, escape para qualquer refúgio, mas não se esqueça de liquidar o valor. Sem gastar um determinado valor, o amor não teria valor. Tu não me amas, dirão algumas namoradas. Ou, amas-me só isto? Dirão outras, perante uma reles caixa de ferreros.
Nada de celebrações imaginadas e sentidas, sem que envolvam o valor, assim não seria prova de amor, nada de programar uma original escapadela a dois, num segredo bem guardado, e de valor indiscritível e íntimo. Porque nestas coisas do amor, que se quer a dois, só aos dois dirá respeito. O dia de hoje é mais virado para a prendinha, o jantarinho, e para a foto que se exibirá mais tarde, porventura nas redes sociais. Porque a felicidade da malta transborda tanto que tem de ser exibida.
Como faço parte do sistema, não deixarei de o celebrar, reservando-me contudo a escolher o momento, em função de outros desígnios que nada têm a ver com calendários. Hoje é dia de dar música aos certinhos. O resto, é como as minhas plantas, há que regá-las, e cuidá-las, dia a dia, e sim, também no 14.
Curiosamente, e coincidência infeliz, hoje, soube-o pela rtp1, é também dia da disfunção eréctil, o que, admita-se, não é agradável - o dia dos namorados ao mesmo tempo do dia da disfunção. É que pode inibir os mais sugestionáveis, preocupados que estão para que tudo seja perfeito - no dia 14, claro.

2 comentários:

  1. Muito bom Sputnick. A parte séria e a parte cómica. Ora então um bom dia. Como em todos os outros, claro :)

    ResponderEliminar
  2. Adoreiiiiii! completamente de acordo, eu não diria melhor. Beijo

    ResponderEliminar

Sputnickadelas