domingo, 16 de janeiro de 2011

Questão de Consciência...

... ou - ainda de volta das moedas.
A tarefa sempre se me afigurou longa. Eram, e ainda são, caixas e caixas com estojos, embalagens, pacotes e saquinhos com moedas. Lancei-me por várias vezes à labuta, de as catalogar, e tratar da sua venda. Algo me dizia, que não estava a fazer as coisas como devia ser. Talvez o espírito do meu Pai, meticuloso, e organizado, e acima de tudo cioso das suas moedas, me tivesse tentado dar sinais de que a venda das moedas não estava a ser efectuada com o rigor que merecia. E a cada lote que ía vendendo, mais se instalava em mim um desconforto que não sabia explicar. Ou sabia. A questão nem está no valor que elas possam ter, mas sim no método. Uma moeda, deve ser vista, inspecionada, e só depois lhe devemos atribuir o valor correcto.
Pelo que houve que fazer um reset , houve que pedir a mão amiga um catrapázio com dobro do volume de um livro das páginas amarelas, onde constam todas as moedas do mundo, desde o ano de 1900, as suas fotos, os seus tamanhos reais, e os seu valores. Houve que reeniciar um processo que passa pelo visionamento, quantas vezes à lupa, dos caracteres, datas e estado de cada moeda. Já vou em duas mil e tantas, e prevejo que o número final ronde as seis mil.
Das anteriores a 1900, há que fazer minuciosa busca na net, a fim de lhe dar o real valor, outra tarefa de paciência de chino.
Contudo, o engraçado disto, é que lhe estou a ganhar o gosto, sei que estou a fazer tudo como manda o figurino, e de certo modo adquiri interessantes conhecimentos históricos neste périplo numismático que atravesso. Mais importante que tudo - estou a fazer aquilo que sei ser do agrado do meu Pai, e só assim faz sentido que seja.
Na catalogação da última moeda, usarei do seu cálice em balão, e vou bebericar uma qualquer bebida, brindando a uma acção que tinha de ser feita, e que me deixa, agora sim, de consciência tranquila, porque todos os que merecem, devem ser respeitados, mesmo que depois de terem partido deste mundo.

1 comentário:

  1. :):):) Quando, finalmente, as venderes, vais sentir que as mereceste :):)
    Bom trabalho

    ResponderEliminar

Sputnickadelas