terça-feira, 30 de abril de 2013

pesos e medidas

Anda meio mundo indignado com a alegada exagerada fiscalização a uma feira de velharias, no Algarve, por parte das autoridades. Pelo que se lê, distribuíram-se multas a torto e a direito. É aqui que mora o pecado - na coima sem a atitude pedagógica que a devia preceder. Desconheço se a houve, mas a julgar pela notícia, foi multa à primeira visita.
Isto de comercializar coisas, bens e até comida tem as suas normas. Tem de ter, porque por mais perto que estejamos deles, isto não é Marrocos. No caso luso, como habitual, peca-se sempre pelo excesso, e falta de análise caso a caso, passando por cima das tradições, quando as há, num ganancioso processo de caça ao dinheiro do infractor.
Não é de estranhar, com estes exemplos, que venham a acabar os tradicionais mercados, feiras de rua e afins. Ou não fossemos um país com tanto mar, e se tivessem acabado com as pescas, com tanta terra arável, e tivessem pago aos agrícolas para guardarem a enxada.
Mais uma forma de empurrar a malta para os centros comerciais...

1 comentário:

  1. Sputnick, não sei se conseguem dar cabo das feiras. São demasiado portuguesas, estão-nos no sangue... Eles tentam, mas duvido que consigam...

    ResponderEliminar

Sputnickadelas