segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Pig State


Não gosto de desperdiçar um domingo. Um domingo é para fazer o que queremos e aproveitá-lo, espremê-lo, esticá-lo ao máximo, porque a 2ª feira espreita. E eu, tal como diz o Jorge Palma, já sei o que vou dizer, segunda-fei-ei-ra.

Entre um bom passeio de biciclete, ou rumar até Galápos, a fim de me despedir dos mergulhos, decidi-me pela segunda opção.

As coisas boas e que nos fazem, são como as pessoas que são boas e nos fazem bem - nunca nos cansam. Assim é a paisagem da Serra da Arrábida, que me leva até à praia. É um banho de verde, que se junta ao banho de azul do mar. Diría que circulo num quadro, que navego nas cores.

Lá em baixo, adivinho a maré baixa, a àgua cristalina, a areia fina e quase branca, e um sol robusto quanto baste para aquecer um domingo pré-outonal.

Vai ser um domingo e peras, penso. Festival de cores, de natureza, de barriga para o ar, de leitura, de colocar nas orelhas o Mars Lasar, uns bons mergulhos, e trazer um pouco de mexilhão da maré baixa. Navego ao paraíso. Um paraíso aqui tão perto.

Chegado ao dito paraíso, sou agredido com a verdade: estou em Portugal.

Pela encosta da estrada até à praia, quilos de lixo, o normal, o urbano - as latas, os pacotes, as garrafas, e o peso-pesado - reclames luminosos e até uma máquina de lavar... Tudo isto, na encosta da paisagem protegida da Serra da Arrábida.

A brutalidade deste cenário, confirmou-me como uma bofetata o que todos sabemos sobre uma grande maioria dos portugueses: são porcos e não têm educação. Ou são porcos porque não têm educação.

Porque sujam, arrotam, escarram, destroem, vandalizam, não têm civismo a conduzir.

Depois lembrei-me que escutei, num debate na RTP, um candidado falar no modelo de subsídio de desemprego na Suécia, em que cada subsídiado, terá de contribuir com trabalho comunitário.
Como o que aqui não falta são desempregados e malta do rendimento mínimo, sería uma medida justa, colocar este pessoal em trabalho comunitário, fosse de limpeza, ou vigilância dos nossos espaços.

Contudo, pensando melhor, não creio que esta medida tivesse sucesso. É que o pessoal sindicalizava-se, fazia greves, e só de raiva, mandavam lixo para o chão, cuspiam, e ultapassavam sem fazer pisca. Pela esquerda, pois pela direita, não seria democrático.

Se o domingo foi bem aproveitado? Foi sim senhor - gozei tudo o que me propuz, e na saída de Azeitão, não dispensei a torta e o Moscatel, mas podia ter sido melhor, sem aquele lixo a sujar-me os olhos, e a dúvida se somos 1º ou 3º mundo. Creio que não pertencemos a nenhum deles, que somos ímpares, pois já dizíam os romanos, que os Lusitanos eram um povo que não se governava e nem se deixava governar. E o meu avô falava - Portugal é um país lindo, mas está muito mal habitado.

1 comentário:

  1. Não pude deixar de comentar este seu texto, porque o que escreveu é a verdade. Aproveitei bem a viagem, mas realmente somos porcos e «maus». Feios nem tanto.
    Tenha um bom dia.

    ResponderEliminar

Sputnickadelas