quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Belmiro Rules










Mr. Sonae foi, se não me engano, a única personalidade que obrigou os deputados a levantarem o rabinho da cama mais cedo, e comparecerem em São Bento, à hora por ele marcada. Belmiro, manda.
Na entrevista cedida ontem na SIC Notícias, Belmiro de Azevedo foi, como sempre, claro e directo, apontou soluções, sugeriu critérios de governação, falou sem reservas sobre o TGV e o novo aeroporto, e só não falou do que não quis.
A grande diferença entre o sucesso da Sonae e os falhanços dos nossos Governos, é simples - os primeiros ocupam os seus quadros por quem melhor sabe do ofício, os segundos, ocupam-nos com os boys, familiares e amigos. Veja-se a pouca vergonha nas Autarquias. Uns fazem, outros abotoam-se.
Tiro pois, o chapéu ao homem, Belmiro de Azevedo, o responsável pelo sucesso da Sonae.


Não havendo bela sem senão, não tenho dúvidas em afirmar que o sucesso do Grupo Sonae, em Portugal, se deve em grande parte ao facto de sermos o único país da UE, onde os horários de funcionamento de grandes superfícies são mais alargados; onde os grandes espaços abrem aos domingos e feriados; o que tem mais grandes espaços licenciados, e a licenciar; onde não houve o cuidado de estabelecer parâmetros de equilíbrio entre as mega empresas e o pequeno comércio. Por cada grande superfície aberta, criam-se novos postos de trabalho, melhoram-se as redes viárias, proporciona-se mais qualidade de vida aos consumidores, diz-se.
Mas...por cada uma delas, o comércio local vai empobrecendo até desaparecer, nascem novos desempregados, as ruas vão-se desertificando, sei-o.
Pelo que vi por essa Europa fora, e me chega no que leio, reparo que por lá a coisa não é assim, e podemos comprar legumes, num mercadinho de rua em Paris, Barcelona ou Berlim. Podemos caminhar em áreas planeadas para um saudável convívio entre pequenas lojas, que mais parecem obras de arte, com ruas sem trânsito, e espaços lúdicos.
Será que eles não evoluíram? Será que são infelizes? Não terão eles qualidade de vida? E aos domingos, o que farão sem uma loja aberta?
Belmiro, em terra de cegos, convenceu a malta de que os grandes espaços melhoram a economia, e os bolsos do consumidor, o que se acreditarmos na OCDE, é redondamente falso. Estamos mais pobres e endividados. A Sonae, não. Está como se diz agora, em altas.
Acredito que existam Belmiros por outros países da UE, só que não tiveram a mesma rédea. A solta.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sputnickadelas