terça-feira, 15 de setembro de 2009

Cacareco



Esta campanha eleitoral mal começou e já me mexe com a paciência.
Em parte, porque os partidos, seus dirgentes, e máquina tentacular usam invariávelmente das mesmas formas de fazer campanha, e de enganar os tolos, que somos nós, os votantes.
Em grande parte, porque nós, os tolos, os que neles votamos, não aprendemos mesmo, apesar dos anos passados após o 25 de Abril, que nos possibilitou eleger os ditos.


Em boa verdade somos comidos e enganados, há muitos anos, antes do 25 de Abril, à antiga, e depois da Revolução, à moderna.
Em suma, as eleições são uma aldrabice. Os programas nunca são cumpridos. Os políticos seguem apenas os seus interesses, e dos seus pares, leia-se abotoanço geral. Os tugas, são na sua esmagadora maioria de fraca memória. E reencidem.

Por mim, estou descente, e votaria de bom grado, no Cacareco.

Em 25 de Abril de 1974, dizía-me, na sua varanda, o Sr. Humberto, português, recém-regressado do Brasil, onde tinha estado emigrado cerca de 20 anos:

Isto agora vai ser como lá no Brasiu, vai ter partidos à beça, eleição que não acaba mais, e o político só prometendo, não cumprindo e corrupto, e o povo vai desacreditar dos políticos. Em S.Paulo, a coisa chegou ao ponto de um rinoceronte vencer a eleição.

A minha indignação foi enorme, e claro, não acreditei numa palavra do Sr.Humberto. Mas não é que hoje eu até lhe dou razão... e que ele falou verdade...

(Segue o texto publicado na Wikipédia, sobre o mamífero)

Cacareco foi um rinoceronte do Zoológico de São Paulo que, nas eleições de outubro de 1958 para vereador da cidade, ganhou cerca de 100 mil votos. À época, a eleição era realizada com cédulas de papel e os eleitores escreviam o nome de seu candidato de preferência.
Cacareco foi um dos mais famosos casos de voto nulo em massa da história da política brasileira, uma vez que se tornou o "candidato" mais votado do pleito: o partido mais votado não chegou a 95.000 votos.
Após o resultado das eleições, Stanislaw Ponte Preta comentou no jornal Última Hora que "diversos membros da cúpula do PSP andaram rondando a jaula de Cacareco, para o colocarem no lugar de Adhemar de Barros". Já o então presidente Juscelino Kubitschek declarou: "Não sou intérprete de acontecimentos sociais e políticos. Aguardo as interpretações do próprio povo".
A idéia de lançar o animal como candidato teria sido do jornalista Itaboraí Martins, em protesto contra o baixo nível dos outros 450 concorrentes. O fato se tornou notório e serviu como referência para várias análises de percentuais no Brasil de voto nulo e dos chamados votos de protesto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sputnickadelas