sexta-feira, 12 de julho de 2013

o Vilhena

Eramos putos para aí com 9/10 anos. No sótão do T, o seu pai escondia uma considerável colecção de livros do José Vilhena. Tinham estes livros a particularidade de, entre textos de humor brejeiro, e também de sátira política, serem ilustrados. O Vilhena brindava ao seus leitores com ilustrações desenhadas pelo próprio, que fizeram as delícias de muito jovem, e adulto. Dado que a invasão de publicações eróticas e pornográficas, só apareceu após 25/04/74. A mulheres apareciam-nos deliciosamente pouco vestidas, com pernas, seios e etecéteras a transbordar.

De início, levava às escondidas um livrinho que o meu amigo T me emprestava à socapa, não para o ler, mas para o ver. Mais tarde, venho a apreciar o modo inteligente e mordaz da escrita deste (mais um) mal amado da literatura lusa.

Digamos que Vilhena, para além de ajudar a aliviar uma adolescência reprimida, contribuiu por tabela para o interesse na leitura para lá das histórias aos quadradinhos, e porque não na política. Porque quando se lê, aprende-se sempre qualquer coisa.


1 comentário:

  1. Eu tive um tio que também os colecionava. O Vilhena marcou várias gerações, disso não há dúvida. A Diana entrevistou-o uma vez e ficou encantada com o senhor :)

    ResponderEliminar

Sputnickadelas