quarta-feira, 3 de novembro de 2010

a solo




Nos meus primeiros tempos de bailaricos e conjuntos, a definição para o posto que ocupava era a de viola solo, ou solista, porque havia uma outra categoria, o viola ritmo, porque não solava, só palhetava, muitas vezes considerado um músico inferior. Mais tarde, a designação começou a ser, guitarrista, mais abrangente. Os solos sempre foram alvo de estudo, de marranço, de disputa até, sendo tão mais conceituado o solista, quanto mais parecido tocasse o solo, com a versão original.

Com o passar dos anos, venho a realizar que mais importante que copiar um solo, e esta é uma preferência muito pessoal, é darmos e deixermos um pouco de nós, do nosso cunho, deixar a nossa marca, o nosso cheiro na execução, nunca saindo, contudo, da linha original.

Neste ano em que o passado me tem deliciosamente visitado, decidi regressar ao prazer dos solos, com a preciosa ajuda dos backing tracks e brindar quem passar pelas noites de sábado, com uns quantos solos, enquanto a malta se vai acomodando, e antes de colocar a voz em riste. Parece-me bem. Eu gosto de entrar num espaço, onde lá ao fundo existe um músico a compor o ambiente. Aconchega.

Dado que nem tudo está disponível na web, houve que selecionar, do que havia, aqueles que entendo serem apropriados ao propósito, que me digam alguma coisa, e claro, que os consiga executar, fiquei com estes -


Candle in the Wind - Elton John
Deer Hunter's Theme - The Shadows
Europa - Santana
Going Home - Mark Knpfler
Let it Be - The Beatles
Samba pa Ti - Santana
Sleewalker - The Shadows
Style Backing - BB King
Tears in Heaven - Eric Clapton
Wonderful Tonight - Eric Clapton
Yesterday - The Beatles
Parece-me bem.

3 comentários:

  1. Tudo boas recordações, um destes sabados apareço por lá!

    ResponderEliminar
  2. Olha que o prometido é devido :)
    Senão, terei de te cantar - paroles, paroles, paroles...

    ResponderEliminar
  3. Está prometido! Eu cumpro sempre as minhas promessas, nem que tenha que ir a voar....

    ResponderEliminar

Sputnickadelas