sexta-feira, 29 de março de 2013

O Papa-Xico

E porque hoje é sexta-santa, e porque temos um novo papa novo, ou mais novo, não ficarão mal umas considerações sobre algumas expectativas, fundadas ou não, de todos os que acreditando ou não, reconhecem na pessoa que ocupa o cargo, uma grande responsabilidade, em manter as coisas como estão, ou não. Incluo-me no grupo dos não alinhados, embora espere que, para o bem de muitos, a nova sua santidade, não se fique por palavras comoventes sobre os pobres, ou actos simbólicos de lavar os  pés dos presos. A igreja precisa urgentemente, sob pena de perder muito do seu rebanho de fiéis, de dar o devido valor à Mulher, dentro do seu seio, de deixar as posições absurdas sobre o aborto e a camisinha, e de largar o discurso de dizer a tudo: amen. Se o papa alemão retirou o burro e a vaca do presépio, este papa bem pode decretar que que José é o pai biológico de Jesus, porque a malta pouco acredita do pai natal, e muito menos que as cegonhas é que trazem os meninos.
Por enquanto, nada contra nem a favor deste papa. O que vi foram alguns fait divers com carácter de humildade. O futuro nos dirá se vêm de dentro, ou se são meros tiques iniciais que se esfumarão com os tempos.
Passos Coelho tive um tique de humildade, logo a seguir à sua tomada de posse, viajou para Bruxelas, em classe económica, mas depois... passou-lhe o tique.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sputnickadelas