quarta-feira, 27 de março de 2013

a Arte de Joana

Dessem os meios, apoios e condições à minha prima Ângela, e estou certo que Versailles seria pouco para os seus devaneios de inspiração. Mas não. Fica-se a minha prima pelo talento.Nato.
Por mais elogios que leia, não consigo gostar do lustre de ob's, do amontoado de ferros bosch, ou do austin forrado a carabinas. Tornou-se in gostar das obras da Joana. Nada contra. A liberdade de gostar, apreciar e entender, é igual à liberdade da criação. No entanto, não resisto a recordar um video que ainda deve andar aqui pela net de um desenho rabiscado, numa escola infantil, e colocado à socapa numa importante exposição, em Barcelona. E era ver os eruditos a tecer elogios, e as mais fantasiosas interpretações daquilo que não era mais do que uma folha de papel esborratada por uma criança.
assim são muitos seres humanos, desdenham na feira de rua, do livro, a preço de rua, pelo qual darão um balúrdio numa qualquer fnac, com capa de última edição. parolos, portanto, e desprovidos do apego ao essencial, que como bem diz Exupéry, é invisível a olhos, que apenas captam o supérfluo.

2 comentários:

  1. Por acaso gosto bastante da Joana :) mas percebo o que dizes :) Também já aconteceu a um músico de gabarito passar completamente despercebido por estar a tocar no corredor do metro. O ambiente é um grande influenciador, mas não é tudo :)

    ResponderEliminar
  2. Sim, eu vi esse video. Passou-se em NY se não me engano, e pensei, esta gente tem de ser toda dura de ouvido, ou geração-karaoke, pois um bom ouvido nunca fica indiferente a um bom músico :)

    ResponderEliminar

Sputnickadelas