quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Os Aníbais do pós25

Aníbal, mais uma vez não surpreendeu. Reincidiu. Repetiu-se na arte do acto - ou entra mosca ou sai asneira. Pela parte que me toca não me sinto indignado ou ofendido pelos lamentos presidenciais de que a massa, não lhe chega. Faça como eu. Faça como todos nós, e gaste menos. Saia da lista dos presidentes caros em país pobre. A minha indignação não se prende a palavras. Ela vai muito mais longe e é de longa data. Pois são os actos, e feitos deste senhor que por aqui anda há mais de três décadas que me danam. Claro que ele não está sozinho na culpa. Culpados são todos os que dominam as cadeiras parlamentares, e daí controlam as suas ramificações ao poder autárquico, com particular culpa aos de esquerda, porque a estes lhes caberiam as responsabilidades da mulher de César, e na diferença entre as palavras e os actos, como tão bem apregoava Cunhal, a esquerda é tão ou mais capitalista nos feitos, como se auto-apelida de esquerda nas palavras que o vento leva. Culpados somos todos nós que os deixamos por ali gravitar desde que nos disseram haver democracia. Mas não há. Havendo, certamente que não haveriam ricos e pobres. A receita parece estar na pacata Islândia, onde políticos e responsáveis pela falência do país foram responsabilizados e julgados. Certamente que será mais uma palavra dificílima, mas muito gostaria de saber como se diz tomates em Islandês. Eles têm-nos.


3 comentários:

  1. Então aqui tens a tradução " Os islandeses são gente de tomates" = " Ísledingar eru fólk meo tómötum". Beijo

    ResponderEliminar
  2. que grandes "tómötuns" têm esses islandeses. e frescos, digo eu :)

    ResponderEliminar
  3. Coitado está xé-xé...Já não cura só se agrava com a idade. Depois não diz coisa com coisa...
    De manhã é branco e à tarde é tinto...

    ResponderEliminar

Sputnickadelas