sábado, 1 de março de 2014

Primavera, precisa-se


De volta aqui. Os cantos que criamos, no universo virtual, são um pouco como as gavetas dos nossos móveis onde guardamos as tralhas. E consoante as vontades ou a ausência das mesmas, as ditas gavetas, irão abrir-se, ou não. Outra possível comparação poderia ser semelhante a uma pequena horta, em que cada página, cada blogue, cada sítio tem de ser cuidado, regado, assiduamente, sob pena de cair no esquecimento, e definhar. Quando a gente gosta, é claro que agente cuida, diz a canção. A parte do pequeno Príncipe com a sua famosa rosa, também poderia servir de exemplo.

Os motivos vários que nos levam a mudar hábitos, presenças, muitas vezes não se explicam. Simplesmente são comandados pelas vontades, pelas escolhas, pelas circunstâncias, pelos imprevistos, pelos motivos de força maior, pelo cansaço. Como existe sempre no acto da decisão da mudança, uma liberdade residual, chamemos então a isto tudo, apenas de - vontade. 

Realizei que é temerário deixarmos as nossas vontades à mercê de outros, nem que seja pela metade, nem que seja por menos de metade. Existe sempre o risco a que a vontade mude de rumo, porque na metade que não nos cabe, a vontade mudou de norte. E aí lá temos de reformular os cálculos.  Quando pensamos que sabemos todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas, diz-se.

Uma frase de Cecília Meireles, sempre me deixou simpatia e admiração: "aprendi com as primaveras a me deixar cortar para poder voltar sempre inteira". O retrato que tirei, não é da primavera que ainda não chegou, foi tirado no outono, ao qual se seguiu um inverno que teima em não me abandonar. Gosto dos invernos apenas quanto baste e preciso urgentemente da primavera para me reorganizar, para rever as minhas vontades, sem ser pela metade. Porque embora não cortado, nem aos bocados, também não me sinto inteiro. Porque, desde que me conheço, nunca passei por um inverno tão longo, um inverno que não me vai deixar saudades. Um inverno que embora não o possa esquecer, tudo farei para que o recorde o menos possível.

2 comentários:

  1. Sputnick, estou a ver que o Inverno está a ser duro... :( Que passe depressa, então. Eu sou do Inverno desde sempre. Mas no final do mesmo também já anseio pela Primavera...

    ResponderEliminar
  2. Pois CF, segundo li, 5ªfeira já temos sol. Lá diz o ditado: não há mal que sempre dure :)

    ResponderEliminar

Sputnickadelas